Bahia tem primeira união estável para casais do mesmo sexo

Sem categoria
3 de setembro de 2011
por Genilson Coutinho

Quatro meses após o Supremo reconhecer o direto a união estável homoafetiva, a Bahia realizou nesta sexta-feira (02) seu primeiro “casamento” registrado em cartório de duas pessoas do mesmo sexo. A união aconteceu na cidade de Teixeira de Freitas (extremo sul da Bahia) e celebrou a relação de Osmar de Jesus Junior, 23 anos, e seu companheiro, o suíço Leano Andali, 32 anos.

“Trata-se do momento mais importante de nossas vidas, além de estarmos unidos legalmente na suíça desde 2009, estamos contribuindo com a cidadania neste país” ressaltou o casal. Osmar e Leano estão juntos há três anos. Eles se conheceram na Suíça, após uma viajem a trabalho do brasileiro Osmar. “Estamos vivendo plenamente esta união, isso é muito importante para mim” afirmou Osmar.

Segundo o Juiz Marcos Aurélio Sampaio da vara de registro público de Teixeira de Freitas, “o que houve não foi um casamento, e sim uma união estável do mesmo sexo reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal”. O magistrado afirmou ainda que a união homo afetiva é feita para declarar perante a lei que eles convivem juntos, além disso essa união tem o valor para declarar os bens do casal.

A comemoração da união de Leano Andali e Osmar Jesus Junior, aconteceu na cidade de Medeiros Neto onde a família de Osmar reside

Fonte:  Portal N3