Bahia Experience : A Bahia de uma forma que ninguém viu

Arte e Exposições, No Circuito
5 de dezembro de 2018
por Genilson Coutinho

O Bahia Experience nasceu da iniciativa de três fotógrafos e filmmakers independentes, Christian Baes, Gabriel Coimbra e Yuji Katayose, que resolveram botar em prática a máxima criada pelo cineasta Glauber Rocha: uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. O projeto, que inclui umawebsérie, um longa documental, uma exposição fotográfica e um livro, retrata as experiências vividas pelos três ao longo das diversas regiões do estado. Segundo seus criadores, o Bahia Experience vai muito mais além do que mostrar as belezas naturais da Bahia, mas contar as histórias dos lugares e das pessoas de uma forma nunca vista antes.

“Através desse trabalho pretendemos trazer para o vídeo a riqueza cultural, bem como mostrar a diversidade que só a Bahia tem”, afirma Christian Baes, que considera a Bahia um recorte perfeito do Brasil. Gaúcho de nascimento, Christian já morou na Amazônia, no Canadá e em São Paulo. Radicado em Salvador há seis anos, ele acredita que as pessoas desconhecem a Bahia e o Brasil por falta de informação e não por falta de interesse, daí a importância desse trabalho, uma vez que irá disponibilizar um rico conteúdo pela internet.

Para Gabriel Coimbra, outro objetivo importante desse projeto é desmistificar conceito limitado que as pessoas têm da Bahia e do Brasil. Baiano e geógrafo por formação, desde 2005 começou a se dedicar à fotografia e, atualmente, o seu trabalho também inclui outdoor, eventos de aventura, festivais musicais e documentários. Ele acredita que sua formação em geografia também ajuda a ter um olhar socialmente sensível aos lugares e as pessoas. Já para Yuji Katayose, o trabalho será uma oportunidade de experimentar o que o estado tem de melhor. “Quero viver a energia dos destinos e tentar transmitir a experiência de ser baiano para quem tiver curiosidade de saber mais sobre esse lugar cativante que é a Bahia”, afirma.

Primeiro episódio

Prevista para estrear em janeiro de 2019, a websérie já teve o primeiro episódio rodado. O primeiro destino da extensa costa litorânea foi Barra Grande, na península de Maraú, no litoral Sul da Bahia. Nesse episódio, as belezas naturais da região servem de cenário para reflexões importantes acerca do crescimento desordenado, do lixo, e de como isso está impactando a vida da população local. Mesmo sem patrocínio, a produção segue a todo vapor, e ainda esse mês eles estarão gravando mais episódios na região da costa do descobrimento. Vale destacar que o trabalho terá legendas em inglês, visando alcançar não só os brasileiros, mas também estrangeiros.