Atrizes apresentam solos teatrais na Casa Preta

Sem categoria
25 de março de 2014
por Genilson Coutinho

No Mês da Mulher, as atrizes Mariana Freire e Mônica Santana apresentam trabalhos autorais no Dois de Julho

No mês da mulher, o Espaço Cultural Casa Preta abre espaço para as atrizes Mariana Freire e Mônica Santana. As duas criadoras apresentarão os trabalhos Bastidores e Aprendizagem, nos dias 22 e 29, aos sábados, às 20h e nos dias 23 e 30, aos domingos, às 19h. Ambos trabalhos trazem o comum a criação de dramaturgia a partir do corpo, explorando a composição física e a autonomia do ator.

Bastidores é a mais recente criação das atrizes Jacyan Castilho, que assina a direção, e Mariana Freire, de Salvador. Com duração de 15 minutos e sem texto, as pequenas histórias do dia a dia dos que trabalham na cozinha são relatadas com humor, em uma dramaturgia construída à base de improvisações.  Em cena, a atriz Mariana Freire dá vida à governanta e chefe de cerimonial que, ao longo do evento daquela noite, vê seu trabalho, sua vida e até sua dignidade escorrerem como whisky de má qualidade, daqueles que deixa um travo de ressaca na boca. De posse de um expressivo repertório corporal, a atriz faz isso sem proferir uma palavra.

Aprendizagem é o primeiro solo da atriz e jornalista Mônica Santana, com orientação de Fábio Vidal. O trabalho revela a trajetória de uma mulher que se lança a tarefa de aprender a viver com prazer, a partir dos encontros e provocações de um professor de filosofia. O trabalho tem como ponto de partida o diálogo com a obra literária de Clarice Lispector, numa livre criação que atualiza o olhar sobre a obra e acrescenta indagações contemporâneas.

SERVIÇO

O quê: Bastidores + Aprendizagem

Quem: Mariana Freire e Monica Santana

Quando: 22 a 30/03 (sab, 20h e dom, 19h)

Quanto: R$ 12,00 (inteira)