“Atrás dos olhos”: Documentário sobre a Associação de Travestis e Transexuais será lançado nesta quinta-feira (11), em Salvador

Notícias
11 de dezembro de 2014
por Genilson Coutinho

fotopaulete

A Associação de Travestis e Transexuais de Salvador (ATRAS) realiza, nesta  quinta-feira (11), às 19h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, o pré-lançamento do documentário Atrás dos olhos, que conta a história de travestis que ajudaram a fundar e manter a entidade, criada em 1995. Além do pré-lançamento, a ATRAS irá homenagear, através da concessão do troféu Michele Marry, uma série de pessoas que se destacaram nos últimos anos na luta pela plena cidadania e direitos das pessoas travestis e transexuais.

O documentário, site e folder foram criados pela ATRAS em parceria com o grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), da Universidade Federal da Bahia, viabilizado através do edital de culturas identitárias da Secretaria Estadual de Cultura. “Tive a ideia de fazer esse documentário e encontrei o professor Leandro Colling (coordenador do CUS) em Ilhéus em uma reunião do Fórum Baiano LGBT. Ele adorou e começamos a fazer o projeto com a equipe do CUS, ganhamos o edital e agora estamos apresentando o resultado”, explicou Millena Passos, presidenta da ATRAS.

O documentário, de 20 minutos, foi dirigido por Fábio Fernandes, pesquisador do CUS, e André Araujo, que integra a equipe do coletivo de audiovisual do CULT (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). “Decidimos, desde o começo, não fazer um filme de caráter e formato institucional, mas que contasse histórias de pessoas, de como elas, em suas trajetórias singulares e marcadas por muita resistência, se dedicaram ao ativismo. Foi com esse espírito que concebi o título do filme, como uma metáfora dessas inúmeras e ricas narrativas ali guardadas nos olhos daquelas mulheres tão valentes e decididas a enfrentar um mundo transfóbico”, conta Fernandes. Entre essas pessoas estão Millena Passos, Keila Simpson, Martinha, Andreza Belushi, Karla Falhao, Luiz Mott, Ranella Márcia, entre outras.

O Centro de Cultura fica localizado no 2º subsolo do Palácio Tomé de Souza, no Centro Histórico. A atividade é aberta ao público e ainda contará com apresentações de travestis e transformistas, o lançamento de um folder sobre a ATRAS e do novo site da associação, que já pode ser acessado no www.atrasba.org. A cerimônia será comandada por Dion Santyago.

Serviço:

O que: Pré-lançamento do documentário Atrás dos olhos e 2ª edição do Troféu Michele Marry
Quando: dia 11 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, 2º subsolo do Palácio Tomé de Souza, Centro Histórico.
Entrada livre

Ficha técnica do documentário

Direção: André Araujo e Fábio Fernandes
Produção: Carla Freitas, Claudenilson Dias, David Souza, Millena Passos
Assistentes de produção: Nathaly Gonçalves, Letícia Moreira, Manuela Reis
Fotografia: Pedro Dell’Orto e Rafael Villanueva
Som: Mateus Ribeiro e Vicente Gongora
Edição: André Araujo
Roteiro: Djalma Thürler, Fábio Fernandes e Reinaldo Bittencourt
Identidade Visual: Caio Sá Telles