Ator transformista estreia espetáculo em Salvador

Sem categoria
26 de abril de 2011
por Genilson Coutinho

Valerie O'rarah será Shirley personagem central da trama

Transmetrópolis é a primeira montagem da SOUDESSA CIA DE TEATRO. O espetáculo é uma produção da SOUDESSA CIA DE TEATRO com o COLETIVO DE PRODUTORES DO SUBÚRBIO, escrita e dirigida por Filipe Harpo. No elenco, o ator transformista Valécio Santos, em sua primeira experiência teatral, Ronei Silva, Henrique Bandeira e Vanessa Cardoso.

O espetáculo conta a história do casal Shirley e Alberto. Ela, uma travesti dona de um bar, e ele, um homem que trabalha fazendo bicos como motorista. O casal reside em Pirajá, bairro da periferia da cidade de Salvador. Depois de juntar um “dinheirinho” por quatro anos, Shirley e Alberto estão de mudança para um apartamento no bairro Dois de Julho, no centro da cidade.

A história dos dois começa a ser contada justamente quando faltam poucos dias para a mudança. Com a casa de pernas para cima – caixas pra todo canto, móveis desmontados -, Alberto pega Shiley de surpresa com a notícia de que vai fazer operação de mudança de sexo para se tornar mulher.

A partir daí o espetáculo discute o vasto mundo das sexualidades. Como uma travesti, que geralmente se envolve com homens que tem comportamento heterossexual, vai continuar casada com um homem que vai virar mulher? Será que a sexualidade das pessoas é fixa? Hétero é sempre hétero para toda a vida? Gay é sempre gay? Uma pessoa trans vai mesmo ter um comportamento heterossexual quando a operação for concluída?…

A confusão fica ainda maior com a chegada de dois ex-namorados de Alberto: Moisés,  que passou por tratamento em uma clínica de recuperação para pessoas com distúrbios sexuais e hoje se considera hétero, e Neusa, que voltou de São Paulo trazendo consigo uma surprezinha…

Serviço:

Transmetrópolis

Estreia em maio

Foto: Genilson coutinho