Teatro

Ator Lúcio Tranchesi estreia seu primeiro solo no Catálogo Brasileiro de Teatro

Genilson Coutinho,
01/07/2021 | 20h07
Foto: divulgação

        Entre as mais de 20 atrações desenvolvidas na 21ª Edição do Catálogo Brasileiro de Teatro, uma  montagem inédita produzida exclusivamente para versão digital foi selecionada para compor a programação do projeto realizado pela Fred Soares Produções, que pela primeira vez apresentou espetáculos locais junto com produções nacionais.

Dentre mais de 80 inscritos , o espetáculo selecionado foi o solo “Terrário”, de Lúcio Tranchesi, com direção de  Paulo de Moraes, da Companhia Armazém de Teatro trazendo uma narrativa que engloba o tempo e a construção de uma nova realidade. O espetáculo estreia dia 02 de Julho às 20h no youtube.com/FredSoaresProduções ficando disponível em exibição até  às 22h do dia 04 de Julho.

Um homem solitário tem a rotina como sua maior inimiga. Isolado e sozinho em casa há muito tempo, sabe que sair seria um perigo; a morte está lá fora e a sensação de segurança está em se manter em casa.  Preso, divagando sobre suas memórias, seu passado e o incerto futuro, todo dia tenta criar algo que lhe tire do tédio, que lhe traga um pouco de arte e cor para a vida. Cansado dessa prisão imposta pelo medo, resolve arrumar uma mochila com seus velhos pertences e partir em viagem, uma viagem para dentro de suas memórias. Cria, então, um acampamento dentro de casa, seu refúgio de contemplação, sua fuga da realidade.

“A questão não é só o tempo, mas também o espaço, já que o personagem cria um acampamento em casa, como se estivesse em meio a natureza, numa fuga da realidade. A partir deste novo, onde surgirão memórias do contato com a natureza e com as vivências sobre o aprendizado e a escuta da intuição, da noção de sobrevivência e liberdade. Contar histórias, dividir experiências e percepções de nossas vivências é, talvez, a melhor maneira de nos aproximar das pessoas.”, exalta Lucio que divide a dramaturgia com Clara Romariz.

Segundo o diretor Paulo de Morais, essa lembrança de momentos são muito potentes e ressignificam a vida no caos da paralisia que estamos vivendo, trazendo essa memória mais como uma experiência ainda pulsante do que como simples reminiscência. “Quando colocamos a barraca na sala do apartamento do ator, um boneco como ouvinte e os sons do mato inundando a cena, essa simplicidade de recursos, essa precariedade, estamos buscando a cumplicidade do público, o reconhecimento de memórias que também poderiam ser nossas. Estabelecer a possibilidade de que – num momento de caos e paralisia – olhar o já vivido pode ser uma forma de criar parâmetros e perspectivas pro futuro”.

O Catálogo Brasileiro de Teatro em sua versão online conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria  de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc,  direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

Exibição Espetáculo TERRÁRIO

De 02 a 04 de Julho

Horário: a partir das 20h de sexta até 22h de domingo

Disponível no www. youtube.com/FredSoaresProduções

TERRÁRIO

argumento e atuação LUCIO TRANCHESI

dramaturgia  CLARA ROMARIZ e LUCIO TRANCHESI

direção PAULO DE MORAES

trilha sonora RICCO VIANA

concepção visual LUCIO TRANCHESI e PAULO DE MORAES

captação de imagens DANIEL VALOIS e TATI LIMA

edição e montagem PAULO DE MORAES

direção de produção FRED SOARES

produção artística IISMAEL QUIRINO

produção executiva DANIEL VALOIS

realização FRED SOARES PRODUÇÕES