Notícias

Ativista trans ‘Mãe Loira’ será enterrada nesta sexta-feira (13)

Genilson Coutinho,
13/12/2019 | 12h12

Confirmado o assassinato da ativista trans “Mãe Loira”, na madrugada desta quinta-feira (12), em Santa Maria, na Região Central do estado. O crime aconteceu por volta das 3h. Verônica de Oliveira, de 40 anos, foi abordada na rua por um homem, em um carro. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Verônica era responsável pelo alojamento que acolhia mulheres trans de toda região e foi madrinha da Parada Alternativa desse ano. Em setembro, outras duas trans foram assassinadas na cidade.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Gabriel Zanella, o suspeito do crime ainda não foi identificado. Inicialmente a polícia informou que a facada teria sido desferida no peito da vítima. Mais tarde, o delegado disse que havia sido no abdome.

“Mais um de nós se foi! Mais uma voz foi calada. É mais uma vida tirada que provavelmente não terá justiça. A vida de pessoas LGBTTI no Brasil não é segura faz muitos anos. Mais uma vez o luto terá que virar luta em meio ao medo de sair na rua e saber que pode ser o último dia, os assassinos de setores conservadores que agem pelo o ódio estão soltos. Verônica viverá em nossas lembranças, viverá porque não nascemos para o silêncio. Que descanse em paz, longe desse mundo que não merecia seu brilho e sua bondade. Apesar de tudo isso, amanhã à de ser outro dia. Verônica era considerada uma liderança da comunidade LGBTQI+ na cidade e no estado. Foi madrinha da Parada da Diversidade de Santa Maria, no dia 1º de dezembro. Ela era a proprietária de um alojamento que abrigava dez transsexuais no município, dentre outros projetos sociais que a mesma era responsável, dos quais ajudava mães e crianças carentes, levando comida até suas mesas, promovendo o dias das crianças, natais solidários, e acolhendo quem mais necessitava.

Fica aqui o nosso apelo para que se faça justiça, nossos sentimentos do movimento lute como ele é à favor das lutas sociais LGBTTI à toda família, aos amigos e as pessoas que Veronica ajudava voluntariamente.

O velório de Mãe Loira será realizado nesta sexta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, Rua Vale Machado, n. 1415, a partir das 20h30.