Ativista de Salvador realiza ações pelo Dia do Orgulho LGBTQI

Comportamento, Social
28 de junho de 2018
por Redação

Genilson Coutinho mantém um canal no YouTube que discute temas relacionados à comunidade LGBTQI

 

Nesta quinta (28), o Brasil e o mundo comemoram o Dia do Orgulho LGBTI, momento propício para destacar ações e reflexões.
Em Salvador, esse movimento já começou. Na última terça, o militante e youtuber Genilson Coutinho, que também é editor do site Dois Terços (veículo baiano de notícias LGBT), lançou um novo vídeo em seu canal totalmente dedicado ao tema do Orgulho LGBTQI.

Para Coutinho, a celebração é fundamental para fortalecer as lutas e a ocupação de espaços. “Essa data tem que ser lembrada com muita alegria e algumas reflexões, pois não podemos deixar passar um momento tão importante para nossas lutas. Temos muitos avanços, mas é sempre bom fortalecer essas conquistas e buscar novas, principalmente na luta contra o preconceito”, pontua.

O novo vídeo conta com a participação do cantor Johnny Hooker e das estrelas do transformismo Rainha Loulou e Malayka SN, que trazem suas percepções sobre a data.

Dia do Orgulho LGBTQI
28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com rotineiramente.
O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.