Ateliê Acadêmico debate relações de gênero no Cinema do MAM-BA

Genilson Coutinho,
17/07/2012 | 15h07

Relações entre os Gêneros refletidas nas Obras de Arte Contemporâneas” é o tema do debate promovido pelo Ateliê Acadêmico, que acontece no dia 19 de julho, às 19h, no Cinema do MAM-BA. O evento gratuito, coordenado pelo artista e pesquisador baiano Adailton Santos, integra a programação da mostra Remue-ménage, em cartaz até domingo (22/07) no museu.

O Ateliê Acadêmico propõe um espaço aberto para a interação entre público e palestrantes, envolvendo atores no decorrer do discurso acadêmico. Os artistas-convidados Ivana Chastinet, Marcelo Souza e Luis Parras fazem intervenções ao longo do debate, que conta ainda com a participação do artista e doutor em Literatura Brasileira e Teatro Djalma Thürler, a pesquisadora e doutora em Comunicação Audiovisual Karla Brunet e as atrizes Mara Leal e Evani Tavares, pós-doutora em Artes Cênicas.

Exposição – Idealizada pelo coletivo suíço Charlatan, o projeto Remue-ménage promove a discussão sobre feminismo, relações de gênero e questões relacionadas à mulher. Além do Ateliê Acadêmico, mais três grupos compõem a mostra: ‘We can do it’, do suíço Jean-Damien Fleury, expõe o resultado de intervenções do artista na cidade a partir de entrevistas com transeuntes, além da produção de flyers relacionados ao tema principal da mostra; ‘Fora de Mim’, da suíça Esther Maria Jungo, que propõe uma abordagem histórica; e o lounge das artistas Nicole Rechsteiner e Mireille Henry, que funciona como um gabinete de curiosidades, no qual os visitantes podem tirar dúvidas sobre a mostra e outros temas da atualidade.