“As Velhas”:Montagem teatral reproduz drama sertanejo de 13 a 16 de junho na Caixa Cultural Salvado r

Genilson Coutinho,
06/06/2013 | 16h06


A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 13 a 16 de junho (quinta-feira a domingo), sempre às 20h, o espetáculo “As Velhas”, com texto de Lourdes Ramalho e direção de Luiz Marfuz. A peça teve quatro indicações ao Prêmio Braskem de Teatro 2010 e premiou, como melhor atriz, Andréa Elia. Os ingressos para podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, a partir das 14h dos dias de espetáculo.

Montada em 2009, a peça conta a história de duas mulheres que lutam pela posse de terras, maridos e filhos, numa espiral de vingança e solidariedade, que termina por revelar a beleza trágica do sertão.

Sinopse:
A personagem Mariana sai à procura de seu marido pelo sertão, depois que ele a abandona para ficar ao lado da cigana Ludovina. Na busca, o que a move é o sentimento de vingança. Porém, o destino prega uma peça na vida dessas mulheres, a partir do momento em que uma paixão se revela entre seus filhos. Todas as personagens da montagem vivem dramas passionais, em meio à secura da terra, espremidos entre a impotência ou revolta, para mudar a realidade.

Em cena, os atores lidam com elementos culturais nordestinos e expressões regionais. “Fizemos pesquisas físicas, improvisações e construção de partituras vocais e corporais, para construir o sertão de cada um”, detalha Marfuz, destacando que o espetáculo aborda questões agrárias, sem que coronéis, mandantes, governantes e representantes do poder econômico ou político apareçam de forma explícita ou maniqueísta.

Para enfatizar o intimismo, a montagem utiliza uma estrutura cenográfica em formato de semi-arena, criada pelo cenógrafo Rodrigo Frota, mas que também é adaptada ao espaço frontal. Estas opções marcam a idéia de mostrar que o “o sertão está em todo lugar”.

“A peça trata de questões universais, como amor, ciúme, vingança e poder, que, embora persistam, são vistas sob outros ângulos, a exemplo da virgindade, das frentes de emergência e da indústria da seca”, comenta Marfuz.

Para ele, o espetáculo se diferencia de outras montagens, que miram na temática sertaneja, por abordar o subjetivo, refletido no corpo dos sertanejos. Segundo o diretor, o que mais o interessa não é “o sertão estereotipado e sim o sertão subjetivo. Aquele que está na alma das personagens”.

Ficha Técnica:
Diretor Artístico: Luiz Marfuz
Atores / Atrizes: Anderson Dy Souza (José), Andrea Elia (Vina), Claudia Di Moura (Mariana), Jefferson Oliveira (Tomás), Fernando Santana (Chicó e Tonho) e Jussara Mathias (Branca)
Assistente de direção / contra-regra: Diego Pinheiro
Operadora de som: Fernanda Julia
Operador de luz: Luizinho
Cenotécnico / montador: Barruada
Coordenação de produção: Arteiros Produções

Contato para entrevistas:
Jorge Gauthier – (71) 9296-3989/ 8782-2430 – jorgegauthier@gmail.com

Serviço:
Espetáculo teatral: “As Velhas”
Data: de 13 a 16 de junho de 2013 (quinta-feira a domingo)
Horário: 20h
Local: Pátio externo da CAIXA Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Ingressos: Ingressos trocados por 1 quilo de alimentos não perecíveis (a partir de 14h, nos dias das apresentações)
Conveniência: Estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural Salvador;
Patrocínio: CAIXA e Brasil – País Rico É País Sem Pobreza.