As novidades da Agenda Cultural do mês de outubro já estão disponiveis

Sem categoria
28 de setembro de 2012
por Genilson Coutinho


Está no ar a Agenda Cultural Bahia! Confira o que acontece no mês de Outubro na Bahia, que tem como destaques o Festival 5 minutos e muitas atrações para as crianças.

A 15ª edição do Festival Nacional 5 Minutos é a matéria de capa da Agenda Cultural Bahia de outubro. O evento traz para a Bahia, durante uma semana, um panorama recente de obras em curtíssimo formato. Em Cine & Video, o destaque é para a terceira edição da Mostra Universitária Sul-americana de Audiovisual, que traz profissionais reconhecidos no mercado audiovisual da América do Sul para Ilhéus.

Em Literatura, a Festa Literária Internacional de Cachoeira busca inserir a Bahia no roteiro das festas literárias do Brasil e a premiada escritora e jornalista Eliane Brum participa do Conversas Plugadas Especial, em um bate-papo sobre literatura, jornalismo e cinema. Já em Música, os destaques ficam com dois festivais: o Musiques Métisses Salvador, festa que promove interações de música a…
fricana, brasileira e francesa e o Festival BigBands, que reúne música brasileira e inova nesta quinta edição com oficinas de arte-educação em escolas.

Também neste mês é celebrado o Dia das Crianças, que é tema de uma programação especial: a Semana das Palavras Brincantes, que estimula o interesse pela literatura para as crianças; a sétima edição do Vilerê, festival do Teatro Vila Velha, reúne atividades infanto-juvenis; o Festival Xistinho, no Espaço Xisto Bahia e a apresentação de O Baile do Menino, espetáculo estrelado por crianças e adolescentes do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB. Já nas páginas de Intervalo, o tema deste mês é Uni-Duni-Tê, celebrando as memórias infantis.

Em Manifestações da Cultura Popular, veja como as Ganhadeiras de Itapuã contam histórias do povoado através do samba de roda. Em Mestres da Cultura, a história de Anselmo Serrat é reverenciada.