Artista baiano presenteia Bibi Ferreira com imagem de Nossa Senhora Aparecida

Arte e Exposições, No Circuito
21 de março de 2016
por Genilson Coutinho

A atriz e cantora Bibi Ferreira foi presenteada com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, obra do artista Waldeck Filho, dono da marca Elo Divino, responsável pela confecção de esculturas de santos católicos e orixás do Candomblé.

A proposta da marca é realizar uma releitura contemporânea de representações religiosas tradicionais. “Esta é uma nova maneira de enxergar os ícones de fé, pois trazemos vida e sofisticação para as imagens que já conhecemos”, diz.

O artista conta que a ideia surgiu quando quis presentear alguns amigos com imagens de Iemanjá, mas queria fugir do tradicional. “Lembro-me quando morei em Nova Iorque e, passando por uma loja de Emílio Pucci, fiquei fascinado pelas estampas que ele utilizava. Tentei trazer essa ideia para as imagens de santos e orixás”, conta Waldeck.

O empresário disse que é motivado pela viabilidade de “vestir” o santo de forma única. “A possibilidade de atender a necessidade de alguém que me pede, por exemplo, uma imagem de Santo Antônio, mas com estampas em azul. É fugir do tradicional e tornar mais íntima a relação da fé”, pontua.

A técnica utilizada nas imagens é a decoupage (derivado do verbo francês découper, recortar) que significa, originalmente, o ato de recortar, ou cortar dando forma às esculturas. Além de vários estados no Brasil, algumas imagens já foram importadas para algumas cidades e países mundo afora, como Londres, Manchester, Nova York e Itália.

Artistas como Maria Bethânia, Cláudia Cunha, Ju Moares e Ney Matogrosso também já foram presenteados pelo artista.