Artes Plásticas: Marcelo Mendonça expõe em homenagem a Jorge Amado na Espanha e Itália

Sem categoria
30 de novembro de 2012
por Genilson Coutinho

O artista plástico baiano Marcelo Mendonça realiza exposição em homenagem ao centenário de Jorge Amado na Espanha e na Itália. A inauguração da mostra, chamada “Quadrado em Preto e Branco”, aconteceu no dia   (21), no Espacio Cultural Garaje Lumière, em Madrid.

No dia internacional da luta contra a AIDS, em 1ª de dezembro, a exposição seguirá para Roma, onde será lançado um calendário italiano, ilustrado com as obras de Mendonça, que será vendido em benefício de crianças com AIDS da Instituiçao Beneficente Conceiçao Macedo, situada em Salvador, na Bahia.

A inspiração no legado das xilogravuras ilustra a Literatura de Cordel que Marcelo Mendonça apresenta nesta exposição. Ele faz uma releitura em acrílico sobre madeira dos personagens de Jorge Amado, o escritor que levou a literatura brasileira para o mundo.

Além das ilustrações de Marcelo Mendonça, o calendário terá fotos de crianças soropositivas sendo abraçadas por grandes personalidades brasileiras e que fizeram parte da obra de Jorge Amado, como Sônia Braga e Caetano Veloso.