Música

Teatro

Arte Sintonia celebra Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Genilson Coutinho,
15/07/2021 | 20h07
Se Acaso Voce Chegasse Foto Fabio Bouzas

Em 25 de julho, é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e a Arte Sintonia Companhia de Teatro (Grupo de Teatro Musical Negro) vai promover duas atividades para celebrar a data. A primeira delas acontece no dia 20 (terça-feira), às 20h, pelo canal do Youtube da Cia. O “Fala, Preta!” é um bate-papo descontraído conduzido pelas atrizes Denise Correia, Lívia França e Clara Paixão.

Manuela Rodrigues, cantora e compositora; Cristiane Florentino, dançarina e coreógrafa; e Elenia Cardoso, professora e escritora, são as convidadas para conversar com as atrizes. Trata-se de três mulheres pretas consideradas “potências” e que muito têm contribuído para essa nossa luta diária, seja na militância ou como símbolo de representatividade.

Já no dia 25 (domingo), será exibido na internet, pela TV Sonata, o musical “Se Acaso Você Chegasse – Uma homenagem a Elza Soares”, escrito por Elísio Lopes Jr. (Dona Ivone Lara), com direção-geral de Antônio Marques (Xô Xuá – Um Samba para Riachão).

Elísio Lopes Jr. constrói um mosaico de acontecimentos da vida de Elza Soares, entrecortado por canções do repertório da cantora, interpretadas, sobretudo, pelas atrizes da montagem. Elas vivem momentos da biografia da homenageada, como a infância marcada por gravidez e casamento precoces, a oportunidade de cantar em um programa de rádio, a perda de um filho (entre os nove que teve), os desencontros amorosos e, por que não, o encontro com ela mesma.

No entanto, mais do que mostrar facetas da história de uma grande intérprete da Música Popular Brasileira, a peça instiga o espectador a refletir sobre a seguinte questão: e se você fosse Elza, teria feito diferente?

A montagem, cuja estreia ocorreu em 2010 e ficou em cartaz no circuito soteropolitano até 2017, sempre tinha no encerramento uma cantora convidada. Mas a apresentação que será transmitida pela TV Sonata, gravada há quatro anos no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, traz as cantoras Sátyra Carvalho, interpretando “Mulher do Fim do Mundo”, e Manuela Rodrigues, com “A Carne”, dois dos maiores sucessos de Elza.

O musical, que já foi prestigiado pela própria Elza Soares e por Milton Nascimento, tem arranjos e direção musical de Paulo Mutti, preparação vocal de Ana Paula Albuquerque e coreografia de Cristiane Florentino. No elenco, os atores Agamenon de Abreu, Clara Paixão, Denise Correia, Gilson Garcia, Jôsi Varjão, Lívia França e Leonardo Freitas, além dos bailarinos Davi Santos e Irven Alves.

“Se Acaso Você Chegasse” é um espetáculo para ver, ouvir, cantar e se identificar com a Elza que existe em cada um de nós.  

Serviço 1:

O que: “Fala, Preta!”

Onde: Youtube da Arte Sintonia Companhia de Teatro

Quando: 20 de julho, às 20h

Com quem: Denise Correia, Lívia França e Clara Paixão entrevistando Manuela Rodrigues, Cristiane Florentino e Elenia Cardoso.

Serviço 2:

O que: Se Acaso Você Chegasse – Musical em homenagem a Elza Soares

Onde: TV Sonata (www.tvsontata.com.br/tv)

Quando: 25 de julho, às 20h

Com quem: Os atores Agamenon de Abreu, Clara Paixão, Denise Correia, Gilson Garcia, Jôsi Varjão, Lívia França e Leonardo Freitas, e os bailarinos Davi Santos e Irven Alves.