Arte 1 exibe programas sobre artistas Severino Vitalino e Nildão neste final de semana

Arte e Exposições, No Circuito
25 de setembro de 2020
por Genilson Coutinho

A pluralidade artística do Nordeste entra em pauta este final de semana no Arte 1. O canal exibe nesta sexta-feira, com reprise no domingo (27), dois episódios da série Memórias do Brasil que homenageiam grandes nomes da arte regional: o ceramista pernambucano Severino Vitalino e o cartunista, grafiteiro e poeta paraibano radicado na Bahia Nildão.

Filho de um dos maiores artesãos do Brasil, Severino Vitalino dedicou sua vida a dar continuidade à arte figurativa que projetou seu pai, o Mestre Vitalino. Desde pequeno aprendeu a modelar o barro e fazia questão de manter o estilo artístico que imortalizaram seu pai, fazendo-o conhecido internacionalmente. Falecido no início deste ano, em Caruaru, o artesão cuidava também do Museu Casa de Mestre Vitalino, antiga casa da família. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira, às 12h.

No mesmo dia, às 20h30, o canal apresenta o episódio sobre Nildão. Radicado na Bahia, o artista tem mais de 20 livros pulicados nos gêneros cartum, grafite e poesia. Vencedor de diversos prêmios no Salão Internacional de Humor, o cartunista, grafiteiro e poeta compartilha na série sua visão particular e bem humorada sobre arte visual e poesia. O episódio será reprisado no domingo (27), às 18h, e ainda na segunda às (28) 3h45, terça (29) às 19h30 e na sexta-feira (30), às 12h. No mesmo dia, o canal estreia o episódio da série sobre Gerson King Combo, o rei do Soul brasileiro falecido no último dia 22.  

Desde agosto em cartaz no Arte 1, a série Memórias do Brasil é assinada pela produtora baiana Têm Dendê e conta com episódios gravados na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, revelando as memórias de José Celso Martinez, Maria Alcina, Gerson King Combo, Tuzé de Abreu, Nelson Rufino, Nildão, Gerônimo, Lia de Itamaracá, Lia Robatto, Mara Sales; Milton Hatoum e também in memorian Fernando de Melo da Costa, Severino Vitalino, e o cantor Luiz Melodia, que deixaram registros emocionantes de suas memórias. O programa tem codireção de Vânia Lima, Walkíria Hamu, Diogo Oliveira e Rodrigo Luna.

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.