Ariano Suassuna recebe homenagem póstuma em exposição do fotógrafo Mário Edson

Arte e Exposições, Teatro
14 de dezembro de 2014
por Genilson Coutinho

05

Com o objetivo de homenagear e perpetuar a memória e a obra do mestre Ariano Suassuna, o projeto Calendário do Ateliê da Fotografia tem como tema deste ano o escritor paraibano, consolidando o seu caráter artístico e a sua importância cultural no atual cenário fotográfico baiano e brasileiro.

O lançamento da 11ª edição do evento irá acontecer no Póstudo GaleriaBar, no Rio Vermelho, às 19h30.

Idealizado pelo renomado fotógrafo baiano Mário Edson, o projeto visa revelar nas páginas do calendário imagens que remetem ao imaginário lúdico e poético em forma de tributo ao escritor, poeta, artista plástico e, sobretudo, sonhador.

Para tanto há um vasto material, fruto de andanças e projetos diversos, formando um acervo de imagens que contemplam o material para ilustração. Este conjunto de registros em vários cantos do mundo, concentrando-se sua maioria, no Vale do Catimbau, sertão pernambucano, é um verdadeiro parque de diversão para olhares atentos e sensíveis e segundo berço do escritor.

Ao levarmos em consideração a contribuição cultural e o valor social presente na obra do autor, podemos justificar a importância do projeto “PEDRAS NO CAMINHO, CASTELOS NO CORAÇÃO. Um tributo a Ariano Suassuna”, como parte indispensável na construção da memória, valorização e fortalecimento da cultura brasileira.

Um dos mais celebrados artistas brasileiros e representantes máximos da cultura nordestina, deixou através de suas obras um legado importantíssimo para a compreensão e valorização da região Nordeste.

Ariano Suassuna viveu e contou a verdadeira identidade do povo que lhe serviu de inspiração. Deu vida ao cotidiano do homem nordestino, travestido de seu sotaque, seu orgulho da terra, sua fé e suas tradições.

A partir desta premissa o fotógrafo Mário Edson optou por fazer uma viagem através dos pensamentos, das obras, personagens e, sobretudo, do olhar lúdico e universal de Ariano, matéria prima e privilegiada de sua vasta obra, objeto ímpar de sua criação. Desconsiderando assim a possibilidade de utilização de imagens do escritor.

O projeto que fica em cartaz até o dia 16 de fevereiro de 2015, é constituído de 36 imagens que contemplam o calendário e uma mostra fotográfica que faz uma viagem no universo poético e criativo do escritor, uma alternativa encontrada para perpetuar junto as gerações a síntese de sua criação e inspiração maior na construção de sua vasta e amada obra. Estão lá em forma de inspiração as viagens de trem, o universo do circo, os mamulengos, os cavalos, o teatro, as cabras e as pedras.

Idealizador do movimento Armorial, maior contribuição de Ariano no campo da teoria da cultura brasileira, escreveu peças de teatros, romances e poemas, além de ilustrar diversas de suas criações.

O evento conta ainda com leitura de textos e citações do mestre Ariano por Jussara Mathias e Bruno de Sousa, e exibição de vídeo sobre a vida e obra de Suassuna e o Movimento Armorial. Na mesma noite acontecerá um coquetel para convidados.

O projeto também disponibiliza visitas guiadas, previamente agendadas para escolas da rede pública através do telefone: 71 9137-9843.

O Calendário e a Mostra Fotográfica

O Calendário em sua composição é o registro completo do projeto, composto pelas fotografias e os textos explicativos do tema, além de sua utilidade diária para todos os que o adquirirem. Sua distribuição é gratuita e está destinado a todos os públicos.

A Mostra Fotográfica é composta pelas 13 imagens do Calendário e mais 23 imagens do universo do escritor (Casa, santuário, obras, homenagens, origens). Revelando ao público a síntese da majestosa obra e porque não dizer, ambiciona também revelar traços da personalidade do autor.

O Calendário e A Mostra Fotográfica visam documentar e apresentar ao público visitante o encantamento nordestino tão bem representado em Ariano Suassuna. É sobre este encanto que o projeto deseja revelar e perpetuar nas imagens de Mário Edson.

Serviço

Lançamento do 11° Calendário do Ateliê da Fotografia – Mostra fotográfica “Pedras no caminho, castelos no coração. Um tributo a Ariano Suassuna”

Data: 16 de dezembro (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Póstudo GaleriaBar, Rio Vermelho

Gratuito

 

(Fotos: Mário Edson)