Argentina inaugura estação de metrô com as cores do arco-íris em homenagem a militante

Comportamento, Social
22 de março de 2017
por Genilson Coutinho

O mundo essa semana ficou um pouquinho mais friendly! A primeira estação de metrô com nome de um militante da causa LGBT foi inaugurada. A iniciativa partiu de nossos hermanos argentinos, que decidiram desde o ano passado que Buenos Aires possuiria uma estação mais colorida em seu sistema metroviário.

A comunidade LGBT da cidade imortalizou um de seus principais líderes, Carlos Jauregui, que agora batiza a estação de Santa Fe (linha H) no cruzamento desta Avenida com Pueyrredón. Na inauguração da estação esteve presente o Chefe de Governo da capital argentina, Horacio Rodriguez, e diversos outros líderes LGBTs.

Carlos Jauregui foi o primeiro presidente da Comunidade Homossexual Argentina (CHA) e fundador dos Gays por los Derechos Civiles. Em 1992, junto com Cesar Cigliutti organizou a primeira Marcha do Orgulho Gay na cidade, que reuniu cerca de 300 pessoas, metade delas escondidas atrás de máscaras, representando a “clandestinidade” a que estavam obrigados a viver.

Além do novo nome a estação possui atrativos bem interessantes: frases do Jauregui representando sua luta pela comunidade LGBT, painéis informativos a respeito de como denunciar a homofobia e se prevenir d DSTs e escadas (fofas) coloridas! <3