Arcebispo anglicano defende casamento gay

Sem categoria
23 de agosto de 2011
por Genilson Coutinho

A cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, recebeu no último domingo a  7ª Parada do Orgulho LGBTT enquanto uma igreja evangélica resolveu protestar colocando um outdoor com mensagens bíblicas condenando as relações homoafetivas, o arcebispo da Igreja Anglicana do Brasil, dom Ricardo Lorite de Lima, apoiou o evento e ainda defendeu o casamento e a ordenação de gays.

“Nossa igreja já vem há alguns anos discutindo o assunto. Em 2008, aprovamos uma resolução na qual aceitamos a ordenação de homossexuais. Mais recentemente resolvemos fazer a benção homoafetiva”, afirma.

O arcebispo explica que há dois grupos na Igreja Anglicana, os mais conservadores e os mais liberais, ala da qual ele pertence. Ele diz que é muito criticado por seus posicionamentos e também comenta a respeito da faixa.  “Eu li e achei um absurdo, ainda mais usar a questão do direito de liberdade religiosa. Isso aí é uma provocação.”

Ele argumenta ainda que a citação bíblica usada na placa, embora verdadeira, é colocada fora de contexto. “Existem vários trechos bíblicos que são traduzidos fora do seu contexto, e hoje existe uma releitura bíblica que é chamada de inclusiva. Temos vários teólogos com visões diferentes e atualizadas da Bíblia”, afirma, citando que outras passagens do livro sagrado que fariam menção à homossexualidade. “Temos textos bíblicos que inclusive citam que o Rei Davi dizia preferir o amor do filho do Rei Saul ao amor das mulheres.”