Após sucesso na SPFW, Naya Violeta desembarca em Salvador nesta quarta-feira (26)
Depois de alumiar os fashion films da São Paulo Fashion Week com a terra e o cobre de Foguete e abrir caminhos para um novo momento em sua carreira, Naya Violeta desembarca em Salvador com uma coleção de tirar o fôlego. Cor, estampas exclusivas assinadas pelos Irmãos Credo, denim, texturas e as sempre presentes referências a uma fé forte e plural dão o tom de “Encante – do amém ao axé”, a coleção de verão que a estilista desfilou em novembro nas passarelas da SPFW.
Encante chega com a potência de cores vibrantes e a autenticidade do country, que Naya faz questão de apresentar distante de referências depreciativas, mas sim como uma moda original que foge do óbvio e dá ao estilo a pegada do atual, do contemporâneo, sem esquecer, no entanto, suas origens e referências de vida. A infância no interior de Goiás e a presença marcante de um pai antenado à moda e nem um pouco discreto no vestir, que sempre entendeu sua roupa como um ato de expressão, são as raízes da coleção.
E como está sempre presente em suas criações, Encante traz também a marca brasileira de uma fé plural, diversa e respeitosa. Ao batizar Encante com o representativo slogan “de amém ao axé”, Naya faz questão de trazer para o centro a questão da pluralidade, da diversidade religiosa, uma afirmação de que diferentes crenças podem e devem conviver em harmonia, mesmo a despeito de suas diferentes manifestações.
“Estamos falando de um Brasil onde a fé é força e resistência e, acima de tudo, é uma fé diversa. ‘Do amém ao axé foi uma inspiração que eu tive quando comecei a olhar para esses dez anos de marca e a reconhecer todas as junções de fé que constituem a nossa jornada. Dona Val, nossa costureira desde o início, é uma pastora evangélica. Washington, nosso modelista, é um pai de santo. Então compreendi que o respeitar dessa fé nos fortalece. São os múltiplos sagrados que formulam esse Brasil de encantes”, relata a estilista.
Encante é a materialização não só do conjunto de sagrados que compõem a história de cada pessoa que atravessa essa marca, mas também de um misto de cores, texturas e balangandãs que formulam a identidade do povo brasileiro. É por isso que a música é um forte elemento que permeia essa coleção em diversos momentos, não só na inspiração, mas também em sua materialização, com muitas surpresas construídas para o dia do desfile.
Projeto Sankofa
A chegada da estilista Naya Violeta na principal semana de moda do país se dá por meio do Projeto Sankofa, resultado de parceria entre o movimento Pretos na Moda e a startup de inovação social Vamo – Vetor Afro Indígena na Moda com o intuito de ampliar a inclusão racial na SPFW. Por meio de uma equipe de jurados que avaliou critérios de “Potencial Criativo e Autoral / Autenticidade”, “Potencial Comercial e de Desenvolvimento de Inserção Produto no mercado”, “Técnicas como Diferenciais Competitivos” e “Legado para comunidade”, oito marcas independentes de estilistas negros e indígenas foram convidados a estrear na semana de moda. Dentre elas está Naya Violeta.
Uma cidadã do mundo, Naya Violeta é natural de Goianira, pequena cidade da Região Metropolitana de Goiânia. Cosmopolita, já tendo morado em diversos lugares como São Paulo e Buenos Aires, são as experiências que carrega de sua cidade natal, com menos de 45 mil habitantes, que constituem a base do seu trabalho. As cores terrosas, os festejos da Folia de Reis, as roupas extravagantes da Yes, Brasil que o pai ostentava nos anos 90… São a essas referências que Naya soma o candomblé, o axé e todas as visualidades e essências que descobre mundo afora.
Para Naya Violeta, a moda é também passarela para importantes questões, um lugar de afirmação, de expressão para a luta antirracista. A presença entre as 41 marcas participantes da da SPFW, chancela a estilista como promessa da moda nacional. Longe de assustar, este é a consagração de uma carreira já consolidada, com mais de dez anos de história. Ela, que chega declaradamente como uma marca preta para estrear no maior evento de moda do país, se diz contente com o que chama de “processo de empretecimento da moda nacional”.
Para o estilista veterano Luiz Claudio Silva, fundador e diretor criativo da marca mineira Apartamento 03, que veste artistas como Maria Bethânia e Marisa Monte, “essa São Paulo Fashion Week tem um sabor especial, e o projeto Sankofa é responsável por essa oxigenação. Essa é a edição que marcas como a Naya Violeta, que chegaram na edição passada de forma digital, esteiam na passarela presencial. E acho que a moda brasileira só tem a ganhar com a marca de uma empreendedora negra, mulher, vinda de Goiás, fora do Sudeste, de eixo Rio – São Paulo, como nós já estamos acostumados”.
Desembarque em Salvador
O espaço Cronópios abre suas portas no dia 26 de janeiro, às 18h, para Naya Violeta apresentar sua coleção Encante, na Pop-Up Salvador , que abriga curadoria da cultura local e o trabalho dos parceiros Roque Boa Morte, autor da exposição “Figas, mãos ancestrais”, e Júlia Gastin, designer de joias para uma trinca criativa. A noite de abertura conta ainda com a apresentação do cantor Tiri de Castro. As visitas ao espaço e vendas seguem até o dia 29 de janeiro, das 14h às 20h.
Serviço:
Encante em Salvador!
Apresentação da coleção de verão para SPFW da marca Naya Violeta
Quarta-feira, dia 26 de janeiro de 2022, às 18h. E de 27 29 de janeiro, das 14h às 20h.
Espaço Cronópios, Rua Direita do Santo Antônio,na 179 (Bairro: Santo Antônio)