“Apartamento 1201”: último fim de semana de apresentações em Salvador

No Circuito, Teatro
24 de abril de 2015
por Genilson Coutinho

AP 1201-AR (9)

Sucesso de público e crítica desde sua estreia, o espetáculo “Apartamento 1201” chega ao seu último fim de semana de apresentações em Salvador. A peça segue em cartaz no sábado (25) e domingo (26), no Palacete das Artes (Graça), reunindo um trio de atores já conhecido do público soteropolitano: Ciro Sales, Mariana Moreno e Lis Luciddi. Com texto inédito da aclamada atriz baiana Aicha Pinheiro Marques e direção da carioca Cristina Moura junto à baiana Ana Paula Bouzas, “Apartamento 1201” promove a transposição do gênero policial, velho conhecido do público de literatura e de cinema, para a linguagem do teatro. A peça relata uma noite na vida do descolado casal Adele (Mariana), herdeira poderosa, e Bob (Ciro), fotógrafo dedicado e ambicioso, que têm uma surpresa ao chegar em casa após uma festa. O espetáculo brinca com elementos de suspense e tensão, com uma pitada de humor, fazendo com que o público – voyeur de diversas situações – tente, junto aos protagonistas, resolver o acontecimento que muda os rumos da trama. “Estamos bem felizes com o projeto, com o desafio diário de realizá-lo e com a sua repercussão. A cada sessão (e agora são três por semana, com uma dupla aos sábados!) respiramos esta história alimentados pelas paredes do Palacete das Artes e pelo público que nos assiste tão de perto, com olhares tão diversos”, comenta Mariana Moreno sobre a experiência. Para Lis Luciddi, encenar no casarão tem sido surpreendente. “Nosso suspense se encaixa milimetricamente dentro daquelas paredes, daquelas histórias que de lá não saem e agora se misturam à nossa”, completa ela.

A cenografia de “Apartamento 1201” é da badalada arquiteta Ana Paula Magalhães, e a peça conta ainda com trilha sonora original do músico Marcio Mello e figurino do designer de modaSolon Diego, além da estrutura fabulosa do casarão principal do Palacete das Artes. “Buscamos a abertura desse espaço museal para as mais diversas linguagens artísticas, dinamizando-o. Paralelamente, é uma forma de amenizar a carência, na cidade, de espaços para a realização de montagens teatrais, notadamente aquelas de características mais intimistas”, comenta Ari Coelho, assessor técnico do Palacete das Artes. “É muito gratificante compartilhar com o público a reinvenção desse espaço inspirador que é o Palacete das Artes”, comenta Ciro Sales, que, hoje morando no Rio de Janeiro, revela estar feliz por, graças à montagem, voltar toda semana a Salvador. “Seguir fazendo teatro nessa cidade que tanto amo, e me ver mais uma vez rodeado de parceiros incríveis, empreendendo um projeto instigante, tem sido maravilhoso”, completa. Serão duas sessões no sábado (25) e duas no domingo (26), às 20h e 21h30. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir das 18h do dia do espetáculo (até a lotação do espaço, que comporta 25 pessoas por sessão). Assinando a produção de “Apartamento 1201” – projeto contemplado pelo edital “Arte em toda parte”, da Fundação Gregório de Mattos/Prefeitura de Salvador – estão a Otimistas Artes e Projetos, a Baú Produções Artísticas e a Feijão de Corda Produtora.

SERVIÇO
O quê? Espetáculo “Apartamento 1201”.
Onde? Palacete das Artes (Rua da Graça, 289).
Quando? Sábado (25), 20h e 21h30, e domingo (26), 20h e 21h30. ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES
Quanto? Gratuito. A retirada dos ingressos deve ser feita a partir das 18h, no casarão principal do Palacete das Artes, e está sujeita à lotação do espaço (25 pessoas por sessão).