Ao Papo de Música, Russo Passapusso abre os bastidores da BaianaSystem

In Moda, No Circuito
12 de maio de 2020
por Genilson Coutinho

Quando falamos da música baiana, é muito fácil ter o axé como primeira lembrança. Mas a Bahia não é monotemática. Em entrevista ao canal Papo de Música, comandado pela jornalista Fabiane Pereira, o cantor e compositor Russo Passapusso, vocalista do BaianaSystem (principal manifestação artística do Brasil contemporâneo), faz uma leitura da produção musical do Estado e fala dos processos,  bastidores e expectativas que giram em torno do grupo e da sua carreira-solo.

“A Bahia tem muita ligação com a praia, mas também tem ‘as ruas de trás’, que são bem amplas, em que tudo aflora. É de lá que vem novas fontes musicais”, analisa ele. “Por mais que eu fale que existem essas ruas de trás, elas vão pro mar. O mar banha tudo e ele tem o seu próprio tempo”, divaga.

Russo Passapusso vê o sucesso do BaianaSystem como resultado de experimentações. “Existia uma insegurança no começo, nós não estávamos satisfeitos com os formatos pré-determinados da indústria musical”, ele revela. Isso impactou diretamente no formato de construção e composição do grupo, que contabiliza os aclamados Duas Cidades (2016) e O Futuro Não Demora (2019) em sua discografia – ambos produzidos por Daniel Ganjaman. “Com Ganjaman ao nosso lado, veio a segurança que nos faltava no começo. Ele é entusiasta e entendeu a gente. É um elo de comunicação”, conta.

Mesmo com a boa receptividade aos trabalhos anteriores, Russo entrega ao Papo de Música: “Não tem apego, não… Eu já quero é fazer um novo disco”.  

Confira aqui entrevista completa no Papo de Música

Sobre o canal Papo de Música

O Papo de Música é um dos raros espaços no YouTube que tem a música como protagonista. Comandado pela jornalista Fabiane Pereira e dirigido pelo videomaker Vitor Souza Lima, o canal traz, semanalmente (toda terça-feira, ao meio-dia), uma entrevista inédita com algum cantor ou cantora. Com um tom íntimo e pessoal, o Papo de Música não se restringe a nenhum nicho musical e diversidade é uma das suas principais características. Em um ano e meio de existência, o canal lista mais de 70 entrevistas. Passaram por ele nomes como Erasmo Carlos, Criolo, Adriana Calcanhotto, Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Djonga, Xande de Pilares, Tuyo e Duda Beat.

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.