Antônio Carlos e Jocafi trazem o show “Mudei de Ideia” para o Café-Teatro Rubi

Música, No Circuito
22 de abril de 2019
por Genilson Coutinho

Depois do enorme sucesso das últimas temporadas, em que foi preciso fazer shows extras, os cantores e compositores baianos Antônio Carlos e Jocafi voltam ao palco do Café-Teatro Rubi, no Wish Hotel da Bahia, nos dias 26 e 27 de abril, às 20h30, com o show Mudei de Ideia, uma homenagem ao primeiro disco da dupla. No repertório, sucessos como “Você Abusou”, “Mas que Doidice”, “Morte do Amor” e “Toró de Lágrimas”, dentre tantas outras músicas, inclusive algumas inéditas.

Para complementar as apresentações desta temporada, a dupla recebe, no primeiro dia, o sanfoneiro Júlio César e o cantor e compositor baiano Filipe Lorenzo. No segundo dia é a vez das cantoras Ana Paula Albuquerque e Márcia Short subirem ao palco.

Fã da dupla, o vocalista da banda Baiana System, Russo Passapusso, foi apresentado aos compositores baianos e, juntos, começaram uma parceria musical inédita. No último disco da Baiana, O Futuro Não Demora, por exemplo, já tem duas músicas deles – “Água” e “Salve”. “Estamos criando muitas composições juntos, inclusive já temos umas 15 novas e pretendemos lançar um álbum ainda este ano com o Passapusso”, informa Antônio Carlos.

Bodas de Ouro – Antônio Carlos e Jocafi foram unidos pelo poeta baiano Ildásio Tavares, de quem ganharam letras para suas músicas no início de carreira. Descobertos pelo maestro Carlos Lacerda (“guru” musical da Bahia, responsável pelo sucesso de vários músicos, cantores e compositores), participaram de vários festivais, quando foram chamados pelo produtor Rildo Hora para gravar o primeiro LP – Mudei de Ideia –, um sucesso imediato que só fez confirmar a competência de ambos.

Com mais de 50 anos de carreira, eles seguem fazendo história. A simplicidade das letras e o forte apelo popular dos sambas de roda da Bahia servem de alicerce para composições que encantam o público desde a década de 1970. “Música popular é para ser cantada e dançada pelo povo” dizem, acostumados com as noitadas de samba no antigo Mercado Modelo, onde todos cantavam e dançavam ao som de suas melodias.

Como compositores, tiveram a oportunidade de gravar com os maiores nomes da música popular brasileira: Vinícius de Moraes, Orlando Silva, Maysa, Nelson Gonçalves, Toquinho, Clara Nunes, Os Originais do Samba, Dóris Monteiro, Pery Ribeiro, Jorge Aragão, MPB-4, Ângela Maria, Emílio Santiago, Alcione, Djavan, Daniela Mercury, Jair Rodrigues, Marcelo D2, dentre outros.

Construíram uma carreira que inclui a autoria de trilhas sonoras, aberturas e temas para novelas e seriados. No cinema, a convite do cineasta francês Marcel Camus (conhecido pelo filme “Orfeu do Carnaval”), foram convidados para fazer a trilha do longa-metragem “Otália da Bahia”, baseado no romance “Pastores da Noite”, de Jorge Amado, além de músicas para o filme espanhol “Jamón Jamón”.

No exterior, obtiveram consagração com a música “Você Abusou”, gravada em vários idiomas e interpretada por estrelas internacionais, como Michel Fugain, Sérgio Mendes, Célia Cruz, Paul Mauriat e Stevie Wonder. A dupla também participou de turnês pela Europa, EUA e Japão.

Serviço

O quê: Antônio Carlos e Jocafi – Mudei de Ideia
Quando: 26 e 27/4 (sexta e sábado)
Horário: 20h30
Onde: Café-Teatro Rubi
Quanto: Couvert artístico – R$ 100

Compra

Bilheteria: Café-Teatro Rubi – 71 3013-1011
segunda a sábado, das 14h às 19h (em dias de apresentação, até às 20h30)
Vendas online: https://couvertartistico.cafeteatrorubi.com.br/