Antes de adaptação nos EUA, “ÉRAMOS GAYS” se despede de Salvador

Sem categoria
20 de agosto de 2013
por Genilson Coutinho

Um gay que promete a São Sebastião tornar-se heterossexual para se salvar de um desastre aéreo. Um grupo de amigos cuja missão divina é tirá-lo do armário. Essa é a história do musical Éramos Gays, que se despede de Salvador neste fim de semana, 24 e 25 de agosto, sempre às 20h, no Teatro ACBEU, no Corredor da Vitória. Depois dessa curtíssima temporada na capital baiana, o diretor Adrian Steinway, norte-americano radicado em São Paulo, se prepara para dar conta dos últimos detalhes da adaptação que a peça, com texto de Aninha Franco, ganhará em seu país natal, com atores estadunidenses, em maio de 2014.

Adrian Steinway traz na sua experiência participações nos espetáculos Fantasma da ÓperaMamma Mia e no filme Essa Maldita Vontade de Ser Pássaro e pode ser considerado responsável por trazer a Salvador, com Éramos Gays, o início de um diálogo entre a Bahia e a Broadway. O diretor se vê às voltas também com preparativos de outros três musicais: TigerBoy, no Globe de San Diego (Califórnia); Haroun, na Broadway (Nova Iorque) e The Secret Garden, em São Paulo.

O elenco do musical é formado por Jorge D’Santos, João Saraiva, Amaurih Oliveira, Felipe Velozo, Mário Bezerra e Fernando Ishiruji, que substitui Daniel Rabelo, integrante da primeira temporada. São jovens talentos escolhidos através de audição, que avaliou suas aptidões enquanto atores, bailarinos e cantores. A coreografia é dos americanos Jim Cooney e Jason Sparks, responsáveis, entre outras coisas, pela escolha do elenco do seriado Glee.

Dirigida pelo cantor e compositor Gerônimo Santana, a trilha sonora reúne todos os ritmos, do rock ao axé, passando pelo arrocha e chegando aos hits norte-americanos que marcaram época e a comunidade gay. A maioria das canções foi criada para o espetáculo por grandes compositores, como Capinam, o próprio Gerônimo, e Renato Fechine. O espetáculo ganhou o PRÊMIO CIDADANIA EM RESPEITO À DIVERSIDADE, conferido pela Secretaria do Estado de Cultura de São Paulo e pela APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo).

FICHA TÉCNICA

Éramos Gays – O Musical

Texto: Aninha Franco

Composição Direção Musical: Gerônimo Santana

Direção geral: Adrian Steinway

Coreografia: Jim Cooney e Jason Sparks

Orquestração: André Santana

Luz: Marcelo Marfuz

Elenco:

Amaurih Oliveira

Felipe Velozo

Fernando Ishiruji

João Paulo Saraiva

Jorge D’Santos

Mário Bezerra

 

SERVIÇO:

Éramos Gays – O Musical

Sábados e domingos, às 20h

De 10 a 25 de agosto

Teatro ACBEU, no Corredor da Vitória

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 meia