Carnaval

Destaques

Animação e emoção marcam o desfile do Bloco Cortejo Afro 2024

Genilson Coutinho,
10/02/2024 | 11h02

Na noite de sexta-feira (9), o Bloco Cortejo Afro realizou o primeiro desfile do Carnaval 2024. Com o tema Meio Século de Blocos Afro, Ah… se não fosse o Ilê Aiyê, o bloco desceu a avenida homenageando o “Mais Belo dos Belos” e os demais blocos afro que compõem essa história.

Vestidos com as fantasias estampadas pelo artista plástico e fundador do Bloco Cortejo Afro, Alberto Pitta, os foliões, a exemplo dos atores Evaldo Macarrão e Humberto Carrão, participaram de experiências estéticas, que uniram dança, música e artes visuais em um mesmo espetáculo.

A surpresa da noite ficou por conta da participação de Dete Lima, diretora do Ilê Aiyê, que prestigiou o bloco com a sua arte, fazendo a roupa da rainha do Bloco Cortejo Afro. Ela desfilou no carro alegórico planejado por Alberto Pitta, que simboliza uma cabaça, fazendo referência ao orixá Omolu e a toda ancestralidade.

A banda Cortejo Afro garantiu a animação fazendo o público cantar, dançar e se divertir do início ao fim.
 
O Bloco Cortejo Afro 2024 volta a desfilar domingo e segunda-feira, no circuito Barra-Ondina, e as fantasias ainda podem ser adquiridas na sede do bloco (Pelourinho) ou no site Bilheteria Digital.

O Bloco Cortejo Afro 2024 é uma realização da Entidade Cultural Cortejo Afro, conta com os patrocínios de Ifood, Bradesco e Bahiagás – Governo do Estado da Bahia, e com os apoios da Prefeitura Municipal de Salvador, Ouro Negro – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Clube Correio.

Desfiles do Bloco Cortejo Afro 2024
• Sexta-feira (09/02/2024) – Concentração: 22h – Corredor da Vitória
• Domingo (11/02/2024) – Concentração: 22h – Porto da Barra
• Segunda-feira (12/02/2024) – Concentração: 22h – Porto da Barra
Valor: R$350,00 (Fantasia Unissex. Válida para os três dias dos desfiles).
Vendas: Site Bilheteria Digital, Balcão Samba Vivo (Shopping Piedade), Sede do Cortejo Afro (Rua Santa Isabel, 10, Pelourinho).
 
Cortejo Afro – Às margens da Bacia do Cobre, no Parque São Bartolomeu, em Salvador-BA, nasce a Entidade Cultural Cortejo Afro, em 2 de julho de 1998, com origem dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oyá. A banda e o bloco foram idealizados pelo artista plástico Alberto Pitta que, há mais de 40 anos, desenvolve trabalhos ligados à estética e cultura africana. A entidade, envolvida com esta proposta, desenvolve trabalhos sociais junto à sua comunidade durante o ano inteiro.
 
Acompanhe o Cortejo Afro
Instagram: @cortejoafro
Youtube: www.youtube.com/c/CortejoAfroOficial
Facebook: @cortejoafro