Música

No Circuito

Ana Mametto lança clipe de “Estrela Cintilante”, canção do mais novo EP da artista

Genilson Coutinho,
25/08/2023 | 12h08
Foto: Divulgação

Romântica e minimalista, a canção “Estrela Cintilante”, gravada por Ana Mametto, ganhou um audiovisual com animação do artista plástico baiano Elano Passos e já está disponível no YouTube. A música faz parte do EP “Firmamento”, lançado pela artista no mês de junho nas plataformas digitais.

Composição de Yacoce Simões, diretor musical de Mametto, “Estrela Cintilante” fala de relações afetivas e foi gravada com participação da St. Petersburg Studio Orchestra. Ijexá suave, com sonoridade da capoeira e nuances de contrabaixo tocado com vareta, como se fosse um berimbau, a canção traz uma mistura do erudito, com orquestração cinematográfica, e percussão. Essa mistura agora pode ser ouvida e contemplada através do imaginário criativo das ilustrações de Elano Passos, com animação de Iaçuã Simões e Pedro Araújo.

Famoso pelo seu talento com o uso da tinta nanquim e pela forte influência de Carybé, Elano se utiliza do universo lúdico e desperta o imaginário de adultos e crianças com figuras sem rosto e sem gênero, em desenhos sem aplicação de cor. Assim como os arranjos da canção, as imagens do clipe também trazem a baianidade no traço do artista plástico. O roteiro, assinado por Daniel Arcades, premiado escritor e diretor baiano, conta a história de um amor, representado de várias formas: o encontro, a saudade, o despertar do afeto, a família e o encontro final.

Animado em 2D para preservar as características do traço de Elano, o audiovisual de “Estrela Cintilante” apresenta uma multiplicidade de linguagens, com contribuições artísticas distintas: composição, arranjos, roteiro, ilustração, animação e direção. Todas convergindo para um projeto audiovisual recheado de poesia.

“O desafio foi criar uma arte dinâmica, já que geralmente a arte é estática, para que o público contemple no tempo que ele desejar. A animação é rápida e precisa de um impacto visual sincronizado com a letra e ao mesmo tempo atrativo”, revela Elano Passos.

O resultado apresenta um cuidado estético sempre presente no trabalho de Ana Mametto e captura a atenção pela essência. As chamadas do clipe, na voz de uma criança, reforçam a leveza e a delicadeza do amor sublime descrito na canção.

“Estrela Cintilante” é o segundo clipe do EP “Firmamento”. Na sequência serão lançados “Canto de Ossanha”, de Vinícius de Moraes e Baden Powell, e “Toada do Mar”, de Saul Barbosa e Jorge Portugal.

Ficha Técnica  

Estrela Cintilante – Ana Mametto

Composição – Yacoce Simões

Roteiro – Daniel Arcades

Ilustração – Elano Passos

Animação – Iaçuã Simões e Pedro Araújo

Direção – Yacoce Simões e Ana Mametto