Amostrão Vila Verão 2013 ; confira os espetáculos desta edição

Genilson Coutinho,
03/01/2014 | 10h01

 

Quatros peças integram uma das amostras de teatro mais tradicionais do verão de Salvador. Este ano, o “Amostrão Vila Verão”, do Teatro Vila Velha, pretende promover uma reflexão do mundo atual através dos espetáculos, que estão interligados por meio das crises enfrentadas pela sociedade, como o preconceito o racial, abordado em “Cabaré da Rrrrraça”, único espetáculo que reestreia no espaço.

Além dele, entrarão em cartaz “Por que Hécube”, “Troilus e Créssida” e  “Frankenstein”, todos dirigidos por Marcio Meirelles, a partir do dia 4 janeiro. Confira mais detalhes sobre cada um das peças abaixo e programe seu Verão.

“Por que Hécuba” 

Será encenada no primeiro final de semana do ano, dias 4 e 5 janeiro. No sábado, peça será apresenta às 20h e domingo às 19h. SINOPSE: Segundo o autor da obra teatral, o romeno Matéi Visniec, “Por que Hécube” é uma “peça sobre a violência, como “Hécuba” de Eurípedes. Mas na minha peça o olhar vai além, além do sofrimento e da vingança. Eu quis “empurrar” Hécuba para a revolta. Eu quis que essa mulher fruto da mitologia grega interpelasse os deuses, e com isso os próprios fundamentos da nossa civilização. Gostaria de saudar a toda a equipe reunida em torno do encenador Marcio Meirelles, que me fez descobrir o Brasil, a cidade de Salvador e um mundo de pessoas apaixonadas pelo teatro e pelo diálogo”. Confira os outros dias e horários em que o espetáculo estará em cartaz no teatro.

Troilus e Créssida

Estará em cartaz de quinta a domingo entre os dias 9 a 26 de janeiro.  O espetáculo, escrita por Shakespeare em 1602, é resultado do 28º Curso Livre de Teatro da Ufba. Com um elenco de 35 jovens, a peça nos mostra a impossibilidade do amor numa sociedade sem valores durante uma guerra. Clique aqui e confira mais detalhes sobre o espetáculo.

Frankenstein

Estreia no dia 12 de janeiro às 20h. O romance clássico da escritora britânica Mary Shelley (1797-1851) narra a história de uma criatura produzida em laboratório por um estudante de ciências naturais, que se tornou popular devido a  primeira adaptação para o cinema do diretor inglês James Whale, em 1931. 

        Cabaré da Rrrrraça

Reinicia temporada no dia 8 de fevereiro às 20h. Um dos principais espetáculos do Bando de Teatro Olodum, obra debate o racismo de modo aprofundado, apesar do humor nos personagens. Ao invés de colocar no palco o povo pobre e sofrido do Pelourinho ou de outra periferia da cidade, o Bando queria continuar debatendo o racismo, mas por outro viés. De acordo com Chica Carelli, co-diretora do espetáculo, “Marcio Meirelles queria falar do negro como consumidor e objeto de consumo através de personagens que mostram o negro que anda arrumado, sai nas capas das revistas, o negro fashion”.  Confira os outros dias e horários em que o espetáculo estará em cartaz no teatro.

O retorno da atriz Fernanda Souza para Salvador com o espetáculo ‘Meu Passado Não Me Condena’ já tem uma data definida. As apresentações vão acontecer nos dias 4 e 5 de janeiro, no Teatro Sesc Casa do Comércio. Mas, por conta do sucesso, as sessões de sábado e domingo às 19h já estão esgotadas. Uma nova sessão extra para domingo às 20h30 foi aberta e os ingressos já estão à venda.

Com o texto da própria atriz e de Leo Fuchs, o espetáculo conta um pouco sobre a vida de um artista. Além disso, Fernanda abre sua vida, suas memórias e seus personagens, em uma comédia com direito a muita emoção e lembranças. A direção fica por conta de Michel Bercovicth.

Foto de Aline Trettin