Ameaças a gays e imagem de suástica são pichadas na UFJF

Comportamento, Social
17 de outubro de 2018
por Genilson Coutinho

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou nesta quarta-feira (17) no Facebook uma nota pela defesa dos direitos fundamentais.

O motivo, segundo a postagem, foram pichações escritas nos banheiros da reitoria do campus em Juiz de Fora com os dizeres: “Morte aos gays”, “morte aos viados”, “morte a todos LGBT” – o desenho de uma suástica também aparece em imagens divulgadas nas redes sociais nesta semana.

“Nossa Faculdade respeita a diversidade, considerando-a um valor a ser preservado numa sociedade democrática, e não aceitará qualquer forma de discriminação ou de violência”, diz um trecho do texto. (Confira a íntegra abaixo)

A Diretoria de Imagem Institucional divulgou o seguinte posicionamento:

Nota de repúdio

Ao MGTV, a direção da Faculdade de Direito informou que é necessário verificar se a pessoa envolvida tem algum tipo de vínculo com a instituição, sendo aluno, professor ou servidor. Neste caso, exigiria medidas administrativas e jurídicas e que caso não tenha vínculo, as medidas serão jurídicas.

Citando as mensagens nos banheiros do prédio da reitoria, a Faculdade de Direito lamentou “profundamente as inúmeras manifestações de violência e de discriminação que vêm ocorrendo no nosso país”.

O texto considera que é “clara a ameaça à proteção dos direitos fundamentais e dos valores democráticos, especialmente a liberdade de expressão e a proteção da vida e da dignidade humana”