Serviços

Salvador sediará evento para discutir o potencial energético do estado no âmbito industrial

Genilson Coutinho,
30/10/2023 | 15h10

A Bahia é um estado brasileiro que se destaca pelo seu grande potencial energético, sendo uma das regiões mais promissoras no país em termos de geração de energia. Isso é resultado de uma combinação de fatores geográficos e climáticos, bem como de investimentos em infraestrutura energética e políticas públicas externas para o setor. Para discutir os principais aspectos dessa potencialidade, no que tange não só os desafios, mas também as oportunidades, a filial regional da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, comandada pela atual head da instituição, Lilian Marins, promove, no próximo dia 9 de novembro, a quinta edição do Amcham Avança. O projeto reunirá, no Espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio, especialistas renomados e os principais líderes econômicos do estado para dialogar sobre ‘O potencial energético no futuro industrial para a Bahia avançar’, dentre os speakers convidados estão: a cônsul geral dos Estados Unidos no Brasil, Jacqueline Ward e o economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale. 

Neste ano, o fórum regional, que acontecerá de forma mais intimista, unirá cerca de 80 representantes das principais indústrias baianas, proporcionando o diálogo entre o setor público e privado, networking qualificado de alto nível, em quatro horas de conteúdo e soluções na prática para o estado prosperar. Os painéis abordarão temas em prol de resoluções colaborativas entre a energia e as diversas cadeias de segmentos impactadas, impulsionando a inovação e o futuro do estado. De acordo com a gerente da Amcham, o Brasil é um dos países com a maior matriz energética limpa do planeta. “Hoje nós vivemos uma grande oportunidade de protagonismo no Nordeste, que vem despontando significativamente nessa transição. Então, é de grande assertividade promover uma agenda como essa para pautas tão relevantes com empresários e tomadores de decisão do nosso estado, para que a gente possa efetivamente exponenciar a capacidade de protagonismo do estado”.

A primeira palestra será um ‘Panorama da Transição: Bahia, potência energética para a economia brasileira’, conduzida pelo Diretor de Novas Economias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Lucas Ramalho Maciel; o Superintendente da SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado da Bahia, Paulo Guimarães; e o Diretor da Rede Global WWI, Eduardo Athayde. Já o segundo painel apresentará no ‘Mosaico Energético, cases para um futuro sustentável’. O diálogo vai ser ministrado por um time de peso, formado pelo Chief Commercial Officer da Quinto Energy, Ricardo Galvão; o Editor local de economia e política, Donaldson Gomes, além de representantes da Acelen e Casa dos Ventos. 

Avança Lunch

A Amcham vai realizar uma ação exclusiva que busca oportunizar uma experiência única de ativação & networking de altíssimo nível para a marca patrocinadora que adquirir esta cota única, que inclui um almoço para o consulado americano, com a presença da Cônsul-geral dos EUA para o Brasil e convidados C-Levels do Avança 2023. 

A quinta edição do Bahia Avança conta com o patrocínio master do Banco do Nordeste, apoio do RS Advogados e Laboratório Sabin e apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, Made In Bahia e Sistema Fecomércio Bahia e media partner da Rede Bahia.

Sobre o projeto Avança

O Avança é uma marca consolidada da Amcham Brasil, que acontece em cinco estados, compondo uma agenda extremamente importante e estratégica para a tomada de decisão. O Bahia Avança consegue colocar na mesma mesa diferentes entidades para dialogar em prol de um interesse único, uma Bahia mais próspera. Com impacto nacional, nas últimas edições atraiu um público de mais de mil pessoas, patrocinadores de grande relevância para a economia local, palestrantes de todas as instâncias: público, privado, nacionais e interna