Aliança Francesa traz o melhor da recente produção francesa no Festival Varilux 2011

Genilson Coutinho,
30/05/2011 | 09h05

 

Cena da Comédia dramática Copacabana

Salvador e mais 21 cidades brasileiras receberão o Festival Varilux de Cinema Francês, com filmes inéditos da cinematografia recente e projeção simultânea em 25 salas de cinema de norte a sul do país. Ampliado – em 2010, eram nove cidades a participar do festival – o evento chega ao Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. A mostra acontecerá de 10 a 16 de junho no Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha (Praça Castro Alves).

A diva francesa Catherine Deneuve já confirmou a presença no Brasil para apresentar ao público e à imprensa a comédia “Potiche: Esposa Troféu”, deFrançois Ozon, que será lançado no país pela distribuidora Imovision. O longa-metragem abre o festival em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo que dia 8 no cinema Reserva Cultural, em SP, e no dia 9 no Cine Odeon, no Rio. Nas outras cidades, será exibido em aberturas simultâneas entre esses dois dias.  O Festival promoverá encontros com profissionais da área cinematográfica, no Rio e em São Paulo, e receberá ainda delegações de artistas franceses, que apresentarão os filmes e participarão de debates com o público brasileiro.

 

Segundo Bruno Peyrefitte, diretor da Aliança Francesa de Salvador, “a expectativa é aumentar o número de expectadores com relação em 2010 e oferecer ao público o contato com o que há de melhor e mais recente na produção cinematográfica francesa, exibindo obras inéditas. O Festival Varilux trará filmes de diferentes gêneros e deverá atender a gostos variados”. Na edição passada, 1.029 espectadores acompanharam a programação do evento.  Para Cláudio Marques, sócio-gerente do Espaço Unibanco de Cinema, o povo francês talvez seja aquele  que mais ama cinema. “Acabei de chegar de Cannes e fiquei impressionado como os franceses amam o cinema. Em Paris, há uma programação permanente de mostra de filmes, que homenageiam nomes como Stanley Kubrick, Orson Wells, mas também há um espaço para a produção recente, bastante diversificada” conta o cinéfilo. “O Festival Varilux de Cinema Francês tem um papel interessante por promover uma atualização do que está sendo produzido por lá, oferecendo opções dos variados gêneros” acrescenta Marques.

O evento é realizado pela Unifrance Film International, associação de promoção do cinema francês no mundo que realiza mostras em grandes capitais como Nova York, Tókio, Moscou, Pequim e também no Brasil. O festival é promovido e patrocinado pela multinacional francesa Essilor-Varilux* (fabricante exclusivo das lentes Varilux e do anti-reflexo Crizal).  O evento conta também com o patrocinio da Citroën e o copatrocinio da Allianz Seguros, L’Oréal, Tok&Stok e Sofitel. É produzido pela Bonfilm com apoio da Embaixada da França no Brasil e da rede de Alianças Francesas.

A programação

O Festival Varilux de Cinema Francês, que no ano passado atraiu mais de 25 mil espectadores, pretende apresentar sucessos do cinema francês para mais de 60 mil pessoas.  Comédia, ação, animação, filmes de autor: todos os gêneros estarão contemplados. Entre os 10 títulos inéditos destacam-se:“Potiche: Esposa Troféu” (Potiche), de François Ozon, com Catherine Deneuve, Gérard Depardieu e Fabrice Luchini (Imovision); “Uma doce mentira” (De vrais mensonges), de Pierre Salvadori, com Nathalie Baye, Sami Bouajila e Audrey Tautou (Mares Filmes); a animação “Um gato em Paris”(Une vie de Chat), de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli (Bonfilm); e“Copacabana”, de Marc Fitoussi, com Isabelle Huppert e Aure Atika (Pandora Filmes).

Outro longa-metragem aguardado é “Xeque-Mate” (Joueuse), de Caroline Bottaro, com Sandrine Bonnaire. Musa de Pialat e Chabrol, atriz principal do filme Sob o sol de Satã vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Sandrine Bonnaire virá ao Brasil para a divulgação da película e ganhará ainda uma retrospectiva em sua homenagem com exibição de oito longas-metragens. O ciclo, realizado pela Embaixada da França, será lançado na ocasião do festival e depois circulará em várias cidades do país. Outro release será enviado em breve para confirmar a lista de filmes e artistas presentes, e informar sobre a organização de cabines e coletiva de imprensa.

Outras informações no site www.festivalcinefrances.com

Parceiros

Realização
Unifrance
Patrocínio
Essilor-Varilux – Citroën – Secretaria de Cultura do Governo do Rio de Janeiro
Copatrocínio
Embaixada da França no Brasil – Aliança Francesa – L’Oréal – Allianz Seguros – Tok&Stok – Sofitel – Ministério da Cultura

Apoio Cultural

Tivoli Moffarej – Câmera de Comercio França Brasil – Air Star – O Estado de São Paulo – Le Monde Diplomatique – Bravo – Piauí

Promoção
Eurochannel -Telecine – Clube do Assinante – Jornal O Globo – Fnac – Adoro Cinema Guia da Semana – Ingresso.com – MICA

Produção
Bonfilm