Akira Cravo expõe “A Natureza Humana” na Galeria Solar Ferrão

Sem categoria
11 de março de 2013
por Genilson Coutinho

Capturar a interação das pessoas com a natureza em atividades do dia a dia em cenários típicos do cotidiano da Bahia antiga. Esse é o objetivo do fotógrafo Akira Cravo, que, no dia 15 de março, às 18h, inaugura a exposição A Natureza Humana, na Galeria Solar Ferrão, no Pelourinho. Composta por 28 fotografias em dimensões de 70 X 110 cm que retratam o cotidiano da primeira capital brasileira, a mostra chega a Salvador depois de passar pelo Museu Afro Brasil, em São Paulo, onde esteve em cartaz entre setembro e outubro de 2012. Com curadoria de Emanoel Araújo, a exposição é uma realização da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), órgão vinculada à Secretaria de Cultura do Estado.

Através das lentes da inseparável câmera, os olhos atentos de Akira capturam as cores, o contraste, as condições de vida, o movimento das pessoas nas ruas, seja durante um mergulho no mar da Ribeira ou operários em horário de descanso. Estas são algumas das imagens que poderão ser conferidas na exposição. Segundo Emanoel Araújo, o trabalho do jovem fotógrafo é “um mergulho na velha fonte da velha terra da Bahia, inevitável inspiração”. Para ele, “suas fotos nascem da procura de grandes planos, na procura da profundidade de espaço, da luminosidade da terra, mas, sobretudo, o que nela habita e faz o grande teatro da natureza humana”.

Apesar da pouca idade, 21 anos, a relação de Akira com a fotografia e a arte é de longa data. Neto do escultor Mario Cravo Jr., filho do fotógrafo Mario Cravo Neto e da artista plástica Angela Cunha, Akira cresceu em um ambiente criativo em meio a texturas, imagens e cores, convivendo com pessoas e livros que serviram como ponto de partida para a formação em processo. Em meio a essa atmosfera, teve oportunidade de experimentar e desenvolver os ofícios de fotógrafo e escultor, atividades que proporcionam a Akira grande prazer, pois dialogam e se completam. Para ele, o aprendizado é um exercício constante, por isso está sempre estudando, experimentando e alimentando processos criativos.

SERVIÇO:

O que: Abertura da exposição fotográfica “A Natureza Humana”
Quando: Dia 15 de março, às 18h. Visitação de terça a sexta, de 12h as 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h, até o dia 21 de abril.
Onde: Galeria Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho, Salvador. Tel.: (71) 3116- 6743.
Realização: DIMUS/IPAC
Gratuito