Agosto é o mês de combate ao fumo

Saúde, Serviços
2 de agosto de 2016
por Genilson Coutinho

O mês de agosto foi escolhido para evidenciar a luta contra o tabagismo – hábito relacionado à causa de várias doenças, inclusive diversos tipos de cânceres que poderiam ser evitados.

A Clínica AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia promove essa conscientização na população através da sua campanha “Fumar? Não. Prefiro a Vida”, que chama a atenção para os inúmeros benefícios de se parar de fumar em qualquer momento, como melhora da qualidade de vida e de saúde, redução de gastos, aumento da produtividade, redução de danos ao meio ambiente, dentre outros. “Acreditamos que os malefícios do cigarro atualmente já são bem reconhecidos pela população, daí a necessidade de mudar o foco da abordagem, reforçando os aspectos positivos do combate ao fumo”, define a pneumologista da Clínica AMO, Dra. Ana Paula Barreto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública, atingindo a categoria de epidemia mundial. Estima-se que cerca de um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. No Brasil, segundo o Programa Nacional de Saúde, a prevalência de tabagismo vem diminuindo ao longo dos anos, pois em 1989 o percentual de fumantes de 18 anos ou mais era de 34,8% e em 2013 este número caiu para 14,7%.

A especialista da Clínica AMO ainda ressalta que o fumante inala com frequência mais de 4.700 substâncias, muitas delas tóxicas, com consequente prejuízo ao funcionamento de quase todos os órgãos e sistemas e aumento do risco de desenvolvimento de diversas doenças. “Atualmente, cerca de 50 doenças tem associação bem estabelecida com o consumo do tabaco, algumas mais graves, como o câncer, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e enfisema e outras menos citadas, porém também relevantes devido ao seu impacto na saúde e qualidade de vida como a osteoporose, catarata, infertilidade e as doenças periodontais”, exemplifica.

A médica alerta que o tabagismo ativo e passivo tem clara associação com o surgimento de vários tipos de cânceres. “O câncer de pulmão é o mais reconhecido. Outros tumores malignos como o de boca, garganta, laringe, esôfago, estômago e pâncreas também tem associação comprovada com o consumo do tabaco”, destaca.

O público será impactado através de ações informativas da campanha “Fumar? Não. Prefiro a Vida” nas redes sociais da Instituição, TV Corporativa em suas unidades, painel na fachada da unidade do Rio Vermelho e disponibilização de panfletos informativos. Os especialistas na área da Clínica AMO (oncologistas e pneumologistas) também estarão disponíveis para palestras e entrevistas sobre o tema.

SERVIÇO

O quê: Campanha “Fumar? Não. Prefira a Vida” da Clínica AMO para o mês de combate ao fumo.

Quando: Mês de agosto. Dia Nacional de Combate ao Fumo é 29 de agosto.