HIV em pauta

Notícias

Agência Aids promove live sobre “Gestão em Tempos de Pandemia” nessa terça-feira (12)

Genilson Coutinho,
11/05/2020 | 15h05

Com a pandemia do novo coronavírus, ficou ainda mais evidente a importância da construção de políticas públicas eficazes não apenas na luta contra a Covid-21, mas para a manutenção da saúde como um todo.

Nesse sentido, os resultados do enfrentamento da pandemia em outros países mostraram a necessidade de ações conjuntas, unindo as esferas municipais, estaduais e federais e trouxeram à tona o desafio da gestão diante de crises como esta.

Neste cenário, a Agência Aids convidou três gestores para conversar com a jornalista Roseli Tardelli sobre as expectativas, aprendizados e os novos desafios que se apresentam na live “Gestão em tempos de pandemia”, no dia 12 de maio, às 21h.

Confira o perfil dos entrevistados:

Cleiton Euzébio de Lima

Cleiton Euzébio de Lima é diretor Interino do Unaids. Ele tem mais de dez anos de experiência com a resposta ao HIV no Brasil, tendo trabalhado com foco em prevenção e promoção da saúde e dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e das populações mais vulneráveis ao vírus. Ele faz parte da equipe do UNAIDS no Brasil desde 2014, quando assumiu a função de Assessor para Mobilização Social e Trabalho em Rede, atualmente denominada de Assessor para Apoio Comunitário. Antes do Unaids, Cleiton trabalhou como ponto focal para HIV em outros organismos do Sistema ONU no Brasil, como o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), entre 2012 e 2014, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas (UNODC), entre 2010 e 2012 e o então Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), atualmente conhecido como ONU Mulheres), entre 2008 e 2010. Ele é Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e tem graduação em Ciência Política também pela UnB.

Maria Cristina Abbate

A psicóloga Maria Cristina Abbate é coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo. Ela trabalha com o tema aids desde 1990. Foi uma das organizadoras do primeiro SAE (Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids) do município de São Paulo, o SAE Herbert de Souza, em Sapopemba, onde trabalhou até 2001. Entre 2001 e 2003, coordenou o setor de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids, assumindo pela primeira vez a coordenação geral em meados de 2003. Cristina deixou o programa em 2011 quando passou a ser assessora de gabinete do então secretário de Saúde Januário e voltou a cordenação em 2017.

Maria Clara Gianna
Dra. Maria Clara Gianna, é uma das responsáveis pelo maior Programa Estadual de Aids do Brasil. Médica sanitarista, ela nasceu em São Paulo em 23 de junho de 1961. Casada e mãe de duas meninas, Carolina e Mariana, Clara começou atuar na luta contra aids em 1988, como técnica da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual DST/Aids. Em 2005, assumiu a Coordenação do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, cargo que ocupou até 2017. Hoje, ela é coordenadora-adjunta do Programa.

Serviço:

LIVE: “Gestão em tempos de pandemia”

Dia: 12 de maio de 2020

Horário: 21h

Como assistir:

Acesse: