AIDS em pauta

Social

Agência Aids abre série de lives com Dra. Mariângela Simão, da Organização Mundial da Saúde

Genilson Coutinho,
05/04/2021 | 20h04

Criado pela Organização Mundial da Saúde, O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril. Para marcar a data, a Agência Aids vai realizar uma série lives dentro do projeto “Abril Mês da Saúde: a saúde em tempos de pandemia”, trazendo especialistas para conversar sobre o tema neste momento onde a promoção de saúde é fundamental para a espécie humana.

Segundo a OMS, criadora da efeméride, o principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS. Neste ano de 2021, com a chegada da pandemia da Covid-19 a Organização convida a todos, todas e todex a participar de uma nova campanha para construir um mundo mais justo e saudável.

Para abrir a séria, a Dra. Mariângela Simão, diretora-geral assistente para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos na Organização Mundial da Saúde, que conversa com a jornalista e editora da Agência Aids  Roseli Tardelli na live “Saúde  global e  vacinas em tempos de pandemia”, na terça-feira, 6 de abril, a partir das 21h.

Conheça nossa convidada:

Dra. Mariângela Batista Galvão Simão, que há 40 anos se dedica à saúde pública. Integrou o projeto Mãe Curitibana e foi diretora por mais de cinco anos do Departamento de DST/AIDS/Hepatites Virais do Ministério da Saúde, onde se destacou pela atuação na garantia do acesso a medicamentos e na defesa de direitos das populações mais vulneráveis ao HIV. A médica formada em 1980 pela UFPR integrou o corpo diretivo do Programa das Nações Unidas para o HIV e AIDS (UNAIDS) em Genebra, Suíça, onde também foi diretora do departamento de Prevenção, Direitos Humanos e Gênero até 2017, quando assumiu o cargo de diretora-geral assistente para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos na Organização Mundial da Saúde. Neste período de pandemia, entre as atribuições da Dra. Mariângela está a coordenação da formulação de mecanismos globais para assegurar alocação justa e acesso equitativo a vacinas e terapias que sejam comprovadamente eficazes e seguras contra o novo coronavírus.

Outros debates

O projeto “Abril Mês da Saúde: a saúde em tempos de pandemia” trará ainda mais três lives, sempre às terças-feiras, 21h. O segunda debate, no dia 13 de abril, Dia do Jovem, terá como tema “Jovens e Sexualidade”, com a participação da escritora e poeta Marina Vergueiro, do universitário Arthur Weiss, da artista plástica e ativista Micaela Cyrino e do ator Drew Persi.

A terceira discussão, no dia 20 de abril, será “Home-office, isolamento social e saúde mental: como não pirar durante a pandemia”, tendo como convidados os jornalistas Lucas Bonanno, Cristina Angelini e Carolina Trevisan.

No quarto e último debate da série, a jornalista Roseli Tardelli, diretora da Agência Aids conversará sobre “A bonita atuação dos profissionais do Emílio Ribas na pandemia”, com a participação do Dr. Luiz Carlos Pereira Júnior, diretor do Instituto e da enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil.

Serviço:

Live: “Saúde  global e  vacinas em tempos de pandemia”

Quando: Terça-feira, 06 de abril de 2021

Horário: 21h

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Youtube: https://www.youtube.com/embed/OVIAui7iMKQ

Facebook: https://www.facebook.com/agenciaaids