ACERVO BOCA DE CENA reúne peças valiosas que vão do acessório ao cenários a serviço da classe artistas da Bahia e para amantes das luxuosas fantasias que abalam na passarela

Sem categoria
11 de fevereiro de 2011
por Genilson Coutinho

Conheça um pouco deste patrimônio da arte e descubra sua próxima fantasia para seu carnaval.

Redação Dois Terços

Instituição artístico-cultural, o Acervo Boca de Cena foi criado há mais de 20 anos para atender o campo da arte teatral na Bahia.

Com um rico montante em peças de diverso valor material e imaterial, o Acervo tem conseguido preencher uma lacuna na área das artes e da cultura, apresentando ao público mais de 8.000 figurinos, acessórios e elementos cênicos.

Idealizado e coordenado por Maurício Martins, o Acervo é o resultado da instrumentalização teórica e prática de um trabalho extenso com figurino, maquiagem, produção e adereços, além de cenografia e direção de arte para espetáculos teatrais, vídeo, cinema, eventos e performances em geral.

Com o intuito de atender à demanda local e também a projetos nacionais que cheguem à Bahia, o Boca de Cena tem ampliado cada vez mais sua proposta de trabalho, agregando ao acervo não só objetos. Versatilidade, qualidade, humanismo e modernidade, adequados a uma equipe coesa e capacitada, juntamente com a riqueza operacional das peças exibidas fazem desse Acervo um “espaço interativo” singular no atendimento às expressões artísticas e linguagem cênica da nossa terra.

O acervo que reúne peças que vão do traje regional ao clássico, do popular ao religioso, do festivo ao típico, do objeto individual ao estético-estrutural, está disponibilizado numa área que permite conservação e catalogação, além do desenvolvimento de um trabalho especializado que visa formar e aperfeiçoar profissionais que atuam ou pretendem atuar no mercado das artes.

A proposta é socializar o conhecimento, inclusive com um programa de inclusão, através de oficinas de costura, bordado, desenho de figurino, maquiagem, pintura, conservação e restauro de peças, técnicas de produção decampo e objetos, para atender integrantes de comunidades carentes.

O Acervo Boca de Cena é um pólo de dinamização cultural que, a partir de realizações e participações em apresentações, montagens cenográficas, ensaios de figurino e maquiagem, oficinas e produção de objetos tem escrito mais uma página da história do trabalho nas artes cênicas e visuais da Bahia.

Contatos: 9613 6070