Ação inédita traz intervenção de projeção mapeada ao Carnaval de Salvador

Sem categoria
6 de março de 2011
por Genilson Coutinho

Pela primeira vez, a capital baiana é palco de uma instalação de projeção mapeada – intervenções que utilizam luzes, animações e vídeos projetados sobre edifícios e monumentos para criar efeitos de movimento. O espetáculo, que acontece na Praça Castro Alves e faz parte das ações de Carnaval do banco Itaú, começou na noite de ontem e vai até o último dia da folia (08/03), entre 19h e 4h.

O Palácio dos Esportes e o antigo prédio do Jornal A Tarde foram as construções escolhidas para receber as projeções, criadas pela Visual Farm, mesma empresa responsável pela intervenção que fez o Cristo Redentor fechar os braços em outubro do ano passado. “A ideia é trazer ainda mais beleza para o Carnaval tradicional da Bahia. O Itaú está engajado em fortalecer as raízes da festa, e a Praça Castro Alves foi onde tudo começou”, explica Fernando Chacon, diretor executivo de marketing do Itaú, que patrocina o espetáculo.

“É muito lindo, nunca vi nada assim. O prédio parece que está vivo”, impressionou-se Jaciara Santos, baiana de acarajé instalada na praça. O conteúdo traz imagens alusivas ao Carnaval e ao banco Itaú, além de mensagens de saudação que serão vistas nas passagens dos blocos Filhas de Gandhy e Ilê Aiyê. O Dia Internacional da Mulher, na terça-feira de Carnaval (08/03) também não passará em branco. Grandes bandeiras animadas com homenagens às mulheres serão projetadas sobre a superfície dos prédios históricos.

Para viabilizar o projeto, foram instaladas duas torres na Castro Alves voltadas para os dois prédios. Cada um dos nove projetores estão despejando 15 mil lúmens sobre os dois edifícios. “Para garantir a perfeita adequação das imagens às formas arquitetônicas, utilizamos um software de mapeamento 3D”, explica Alexandre Tubita, coordenador da ação.
Crédito das fotos: Studio Samuel Cerqueira/Samuel Cerqueira