Abuso sexual infantil é tema do espetáculo “Era uma vez – ou mais”

No Circuito, Teatro
3 de agosto de 2016
por Genilson Coutinho

Foto: Fernando Souza

Nos dias 03 e 04 de agosto estreia no Teatro Gamboa Nova o espetáculo solo de Marcos Barretto, com texto e direção de Isac Tufi e produção de George Vladimir, “Era uma Vez – Ou Mais”. Com o obejtivo de trazer à tona o tema espinhoso do abuso sexual infantil, a montagem segue em cartaz as quartas e quintas do mês, sempre às 20h,com ingressos a preços populares.

Um grito no escuro, um silêncio longo demais. Um sorriso trêmulo, um pranto contido. Medo. Culpa. Vergonha. Negação. Revolta. Uma montanha-russa que ondula em torno de uma experiência terrível. A equipe explica que a variedade de emoções vinculadas a este trauma os fez entender que uma só historia seria muito pouco para falar de tantos relatos de dor. Por isso, Era uma Vez – Ou Mais não é um monólogo, mas uma sucessão de atos e relatos entrecortados, quase como sequencias cinematográficas.

O objetivo deste projeto é, antes de tudo, romper um silêncio tácito a respeito de um tema de difícil digestão. A exploração sexual da criança, um tremendo tabu, é aqui representada não apenas em caráter de denúncia e de conscientização, mas também de catarse para todos aqueles que, vitimados pela crueldade desse ato, precisam de alguém que os escute, ou que fale por eles, mesmo com o passar dos anos.

Marcos Barretto é um jovem ator soteropolitano que tem uma carreira de sucesso entre a capital e  Porto Seguro e, infelizmente, cresceu em meio a situações de abuso e traz em sua alma a necessidade de falar sobre tal:  “É um tema que nunca acaba. Nesse exato momento uma ou duas, ou quem sabe, centenas de crianças passam por um ato covarde como esse que trazemos em nosso espetáculo. Está aí a minha necessidade de gritar pra sociedade, que se tenha um maior conheciemento sobre o assunto e todos os traumas e ruídos que os mesmos deixam nas almas dessas criancas, furtadas de si mesmas.” _ desbafa.

Serviço:

Quando: 3 e 4 de agosto de 2016

Ingressos: Preço: 20,00 (inteira) e 10,00(meia entrada)

Horário: 20h

Loca: Teatro Gamboa Nova

Rua Gamboa de Cima 03, Centro (ao lado do Quartel dos Aflitos)

Classificação: 16 anos