ABGLT pede passaportes diplomáticos para ativistas

Sem categoria
18 de janeiro de 2013
por Genilson Coutinho

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulgou publicamente um ofício que foi encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores pedindo a concessão de passaportes diplomáticos a 14 integrantes da entidade. No texto, que é assinado pelo presidente, Toni Reis, a entidade diz que soube “através da mídia que o Itamaraty concedeu passaportes diplomáticos para líderes religiosos, inclusive da Igreja Católica, da Igreja Internacional da Graça de Deus e da Igreja Assembleia de Deus”.

“Tendo em vista que a ABGLT também atua internacionalmente, tendo status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas, além de atuar em parceria com diversos órgãos do Governo Federal, vimos solicitar que sejam concedidos da mesma forma passaportes diplomáticos para os/as integrantes da ABGLT relacionados a seguir”, prossegue o ofício.

Em entrevista ao portal UOL, o presidente da Associação justificou o pedido. “Claro que a regra diz que esse passaporte é uma excepcionalidade. Mas, se vão dar para todos os pastores evangélicos, nós também queremos. E queremos com os respectivos cônjuges, assim como os bispos e pastores”, disse Tony.