ABGLT elogia maneira como novela Insensato Coração abordou a homossexualidade

Sem categoria
23 de agosto de 2011
por Genilson Coutinho

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulgou nesta segunda-feira uma carta, assinada pelo presidente Toni Reis, elogiando o trabalho da TV Globo e dos autores Ricardo Linhares e Gilberto Braga na novela “Insensato Coração” ao abordarem a homossexualidade.

A trama que foi ao ar até a última sexta-feira tratou o assunto com respeito, mostrando a dificuldade que as pessoas podem ter em aceitar as diferentes orientações sexuais, desde o desconforto até a violência.

Além disso, vários atores interpretaram personagens homossexuais, cada um com características diferentes, quebrando assim a associação com caricaturas e estereótipos que têm sido um aspecto negativo de determinados programas humorísticos.

“Houve muita sensibilidade no trato da questão. Por um lado, passou uma mensagem de harmonia entre os personagens por meio do diálogo e da compreensão e, por outro, retratou a homofobia nua e crua, a discriminação e a violência, provocando reflexão e divulgando a lei”, informa a carta. “Insensato Coração ficará na história como a novela que mais promoveu o respeito à diversidade sexual. Parabéns! A novela foi bafônica e arrasou como diria Natalie Lamour”, finaliza

Fonte: ABGLT