Abertura oficial do Carnaval do Pelô nesta sexta (28)

Genilson Coutinho,
28/02/2014 | 16h02

 

A abertura oficial do Carnaval do Pelô, HOJEsexta-feira (28), vai mostrar a diversidade do Carnaval da Cultura, com atrações para todos os gostos. “Esta busca pelo equilíbrio decorre da visão compartilhada pela Secretaria de Cultura do Estado e pela comissão de curadores acerca da relevância da diversidade cultural para uma política cultural ampla e democrática, que contemple os gostos dos mais diversos públicos. Afinal, o carnaval do Pelourinho tem se afirmado como carnaval da diversidade cultural”, afirma o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, que estará na abertura do Carnaval do Pelô, junto com outras autoridades, artistas, agremiações e, claro, os foliões.

Carlinhos Brown leva 46 percussionistas para o Carnaval do Pelô

O cacique Carlinhos Brown vai levar 46 percussionistas para a abertura do Carnaval do Pelô nesta sexta (28). O show está marcado para às 20h30, no palco principal do Largo do Pelourinho. Na sequência, no mesmo palco, GerônimoLuciano Calazans e Orquestra Ufonia apresentam o show Encontro com O Mar. Logo depois, tem o balanço do reggae, com DionorinaLucas Di Fiori e Banda Cativeiro reunidos no show Bahia Negra – De Caymmi a Ilê.

Olodum sai do Pelô com quatro mil foliões nesta sexta

A saída do bloco Olodum nesta sexta (28) está marcada para às 19h, no Pelourinho. Seguido por mais de quatro mil foliões, o bloco Olodum sai de sua sede, no Pelô, para entrar na Avenida, a partir das 22h. Este ano, o bloco homenageia a luta do povo Axante – região de Gana – na África, contra o domínio Inglês. A apresentação integra o Carnaval Ouro Negro, projeto da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, que apoia mais de cem entidades carnavalescas dos segmentos afro, afoxés, de índio, de samba, de reggae.

Shows nas ruas e largos vão animar os foliões no Pelô

Além dos grandes shows no palco principal, uma verdadeira salada de ritmos garante a diversão para todos nas ruas e largos no primeiro dia do Carnaval do Pelô. Às 19h, tem o som da Orquestra Iemanjá, no Largo Pedro Archanjo. Mais tarde, às 22h, ainda no Largo Pedro Archanjo, é a guitarra baiana da banda Ligação 70que agita o folião. No Largo Tereza Batista, o rapper Mr. Armeng faz o primeiro show da noite, às 19h, e quem encerra é a cantora de reggae Jô Kallado, a partir das 21h30. E no Largo Quincas Berro D’Água, a música eletrônica toma conta da noite com o Grupo Fuma Sound, às 20h. Já às 22h30, é a vez do afro pop deJonga Zambô completar a mistura de ritmos do Carnaval do Pelô.

 CARNAVAL DA CULTURA

O Carnaval da Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, garante apoio a centenas de artistas, grupos e entidades carnavalescas que vão desfilar no Carnaval do Pelô, no Ouro Negro e também na Pipoca em todos os circuitos da folia. O Carnaval da Cultura é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas a mistura de ritmos e gêneros musicais. A programação completa do Carnaval da Cultura está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br ecarnaval.bahia.com.br