Abertura do VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero movimentou cena lGBT em Salvador

Sem categoria
2 de agosto de 2012
por Genilson Coutinho

A abertura do VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, na noite desta quarta-feira (01), lotou o salão Nobre da Reitoria da UFBA, em uma noite muito especial com a presença de  estudiosos e militantes da causa LGBT de diversos estados brasileiros,  que ficarão em Salvador até a próxima sexta-feira (3), último dia do congresso.

Autoridades, professores e liderança do seguimento lGBT marcaram presença e falaram da importância de um evento como este em Salvador. Estava presente na plateia João W. Nery, autor da autobiografia “Viagem Solitária – Memórias de um Transexual 30 anos depois”.  Nery realizou a cirurgia de redesignação sexual na década de 1970, em plena ditadura militar brasileira, quando o procedimento era ilegal e veio a Salvador para lançar seu livro dentro da programação do evento.

Minutos antes da conferência com Jack Halberstam, (Professor da University of Southern California) que trabalha com expressões do gênero masculino produzidos em corpos de mulheres e escritor dos livros como “Female Masculinity” e “The Drag King Book” (lançados sob seu nome de nascimento, Judith Halberstam, e ainda não editados no Brasil), o público se emocionou com  a participação da transexual Divina Valeria que cantou grandes sucesso de sua carreia, além  de contar um pouco sobre a sua vida sem apladissima de pelo público .

Fique olho aqui ainda hj na cobertura completa

Confira aqui o discurso do presidente da ABEH na abertura do VI Congresso

Galeria de Fotos aqui