Abertas inscrições para workshop gratuito de ‘Experimentação Cênica’ na Caixa Cultural

Teatro
5 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

felipe rocha e alex cassal_foto sergio otero

Pessoas que se apresentam em público, como músicos, cantores, dançarinos e atores, além de professores, estudantes, pesquisadores e interessados em geral pelas artes cênicas – teatro, dança, ópera –, as artes visuais e em performances públicas têm uma excelente oportunidade em Salvador para ter contato com a badalada técnica do Viewpoints, dentre outros vocabulários que repensam a postura e a presença, fundamentais para quem deseja passar verdade nos palcos.

Trata-se do ‘Workshop de Experimentação Cênica’ promovido gratuitamente pela Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Tel. 3421-4200) nos dias 13 e 20 de setembro – ambos sábados –, das 10h às 13h. As inscrições terminam (incluindo essa data) na próxima quarta-feira, dia 10. São disponibilizadas apenas 25 vagas, por isso, os interessados devem se apressar. A avaliação será feita a partir de currículos que devem ser enviados para o endereço eletrônico foguetesmaravilha@gmail.com. Junto ao Workshop, também na Caixa Cultural, o grupo apresenta o espetáculo ‘Ninguém falou que seria fácil’, em dois finais de semana (12, 13 e 14 | 19, 20 e 21) de setembro.
TÉCNICA – Os Viewpoints foram originalmente desenvolvidos nos anos 1970 pela coreógrafa Mary Overlie (1946, Bozeman, Montana, EUA), no contexto da dança pós-moderna norte-americana, e depois adaptados para o teatro pela diretora de ópera e teatro Anne Bogart (1951, Newport, Rhode Island, EUA) e a escritora e diretora Tina Landau (1962, Nova York, N.Y., EUA). Trata-se de uma técnica que pode ser utilizada para o treinamento do ator ou para a criação de material cênico em geral.

“Viewpoints são princípios que orientam a improvisação, divididos em duas categorias: Tempo (tempo, duração, resposta sinestésica e repetição) e Espaço (forma, gesto, arquitetura, relação espacial e topografia)”, explica Felipe Rocha. Ele ressalta que o trabalho investe na presença do ator, na atenção e disponibilidade que permitem o relacionamento real com o momento presente. “Uma proposta de se colocar com inteireza em cada gesto e cada palavra”, complementa Rocha.

SERVIÇO:
O QUÊ: Workshop de Experimentação Cênica’ – GRATUITO.
ONDE: Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Tel. 3421-4200) – Salvador Bahia.
QUANDO: dias 13 e 20 de setembro – sábados –, das 10h às 13h, totalizando seis horas.
VAGAS: 25 (vinte cinco).
INSCRIÇÃO: seleção via currículos enviados para foguetesmaravilha@gmail.com

FOTOS:  ALEX CASSAL e FELIPE ROCHA