ABEH divulga programação completa do seu VI Congresso

Sem categoria
3 de julho de 2012
por Genilson Coutinho


A diretoria da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) divulgou a programação completa do VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, que irá ocorrer nos dias 1º, 2 e 3 de agosto na Universidade Federal da Bahia.

A abertura oficial do Congresso acontece na Reitoria da UFBA, no dia 01/08, às 18h, com a conferência de Jack Halberstam. Professor da University of Southern California, Halberstam trabalha com expressões do gênero masculino produzidos em corpos de mulheres. Livros como “Female Masculinity” e “The Drag King Book” (lançados sob seu nome de nascimento, Judith Halberstam, e ainda não editados no Brasil) traz importantes contribuições aos estudos de gênero.

Além da conferência de abertura de Jack Halberstam e das sete mesas redondas organizadas pela própria ABEH, a programação conta com a apresentação de cerca de 430 trabalhos em sessões de comunicação e mesas coordenadas e 12 trabalhos na mostra artística.

O evento ainda contará com o lançamento de 30 livros, no dia 2 de agosto, e um show de encerramento, que será realizado no dia 3, às 21h, no Pelourinho, com a cantora Márcia Short. A abertura ficará a cargo de Divina Valéria. A programação artística também contará com apresentação da artista Ana Dumas, com seu carrinho multimídia, no dia 1º, na Reitoria da UFBA. Confira a programação completa no site www.abeh.org.br

As inscrições para participar do VI Congresso já estão encerradas. Setecentas pessoas estão inscritas, oriundas de 24 estados brasileiros e de alguns países da América Latina. A edição baiana é a maior da história do Congresso, que já aconteceu em Espírito Santo, Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte. Para o presidente da ABEH, Leandro Colling, o número de trabalhos e participantes indica o crescimento da produção nacional na área de diversidade sexual e gênero e o maior interesse pelo debate público sobre a temática.

Ao todo haverá 10 eixos temáticos, nos quais serão apresentados cerca de 430 trabalhos: artes; comunicação, educação; histórias, sociabilidades e etnografias; literatura; políticas; religiões; saúde; subjetividades; e direitos.

SERVIÇO – VI Congresso Internacional da ABEH

Quando: 01 a 03/08

Onde: Pavilhão de Aulas 3 – Campus Ondina, UFBA

 

Abertura: Conferência de Jack Halberstam

01/08, às 18h, Reitoria da UFBA, Canela