A Outra Companhia leva três espetáculos para o Festival Maré de Março

No Circuito, Teatro
14 de março de 2017
por Genilson Coutinho

No mês em que se comemora o Teatro e o Circo, A Outra Companhia de Teatro leva três espetáculos do seu repertório para o Festival Maré de Março – Ruínas de Anjos (27); O que de Você Ficou em Mim (28); e, Sobejo (31). As apresentações ocorrerão na Casa d’A Outra, localizada no Edifício Centro Comercial Politeama, na Rua Politeama de Cima, n° 114, sempre às 20h00.

 Peças

Num misto de teatro de rua, intervenção urbana e performance, Ruína de Anjos tem como mote a reabertura de um cinema de bairro e a esperança de renovação que ela traz para aquele lugar, que no passado viu um apogeu e hoje vivencia um abandono. Tal qual a vida dos personagens condutores da narrativa itinerante, que perderam a luz que um dia tiveram: uma travesti prostituta, um paraplégico vendedor de café, um pastor traficante, um burguês homofóbico, uma moradora de rua catadora de lixo e uma artista de rua.

O espetáculo, que se dá na dinâmica do trânsito e da noite do centro da metrópole, conduz o público a enxergar situações que atravessam discussões sobre violência, marginalidade, tráfico de drogas, invisibilidade social, comercialização da fé e gênero. Uma inspiração para Ruínas de Anjor é a obra A Missão, do autor alemão Heiner Muller, que fala do cenário de um mundo pós-guerra, vivendo uma franca decadência.

Já o documento cênico biográfico O que de Você Ficou em Mim, que tem com direção e dramaturgia compartilhada de Thiago Romero (do grupo Teatro da Queda) e Luiz Antônio Sena Jr., revira o baú de memórias da companhia, montagens, histórias curiosas, o que mudou e o que ficou na biografia dos atores que hoje compõem o grupo. Outro viés de abordagem é a reflexão sobre o sonho de ser artista, anseios e angústias, prazeres e alegrias que cercam a escolha desse ofício.

A montagem utiliza como espaço de encenação a fachada e os corredores do Centro Comercial Politeama, prédio antigo do centro de Salvador, onde fica localizada a sede d’A Outra Companhia. Foi nesse espaço e na convivência com os comerciantes do local que o espetáculo foi concebido, dialogando com o prédio, com a rua, com a urbanidade e absorvendo essas referências da nova realidade do grupo.

Com uma temática contemporânea e violenta, a atriz Eddy Veríssimo traz para cena a história fictícia da personagem Georgina Serrat, uma dona de casa que depositou a fé sobre sua felicidade no casamento e tem seus sonhos frustrados pelas agressões de um marido violento. Violência doméstica: agressão que machuca o corpo e fere a alma. Este é o cerne de Sobejo, uma dramaturgia que mostra uma mulher enclausurada em suas memórias, detalhando um cotidiano cruel e desenrolando uma teia que desemboca num final surpreendente.

A peça, escrita e dirigida pelo ator, dramaturgo, diretor, figurinista, e também integrante d’A Outra Companhia de Teatro, Luiz Buranga, conta com a direção de movimento de Anderson Danttas, preparação corporal de Israel Barreto e direção musical de Roquildes Junior.

Maré de Março

Ao todo, o festival reunirá 29 espetáculos (exclusivamente de rua/realizados em espaços alternativos) com foco na relação do teatro com a cidade e terá o acompanhamento de curadores de festivais, debates, e também oficina voltada para a circulação nacional e internacional de espetáculos. O festival é uma produção do grupo de teatro Vilavox.

Nesta edição, o festival dedica parte da sua programação ao público infantil e lança a PLATEIA – Plataforma de Teatro Para a Infância e Adolescência.  Nos finais de semana, antes dos espetáculos, um grupo de recreadores se encarrega de entreter a criançada com muita brincadeira. A programação concentra-se em teatro e circo, mas inclui shows musicais que flertam com a linguagem teatral e circense.

 Serviço

O quê: Ruínas de Anjos (27)

Quando: 27 de março, 20h00

Onde: Casa d’A Outra, localizada no Edifício Centro Comercial Politeama, na Rua Politeama de Cima, n° 114, sempre às 20h00

Entrada – Gratuita

 O quê: O que de Você Ficou em Mim (28)

Quando: 28 de março, 20h00

Onde: Casa d’A Outra, localizada no Edifício Centro Comercial Politeama, na Rua Politeama de Cima, n° 114, sempre às 20h00

Entrada – Gratuita

 O quê: Sobejo (31)

Quando: 31 de março, 20h00

Onde: Casa d’A Outra, localizada no Edifício Centro Comercial Politeama, na Rua Politeama de Cima, n° 114, sempre às 20h00

Entrada – Gratuita