A MÚSICA SEGUNDO ANTÔNIO CARLOS JOBIM abre Festival Luso-Brasileiro

Sem categoria
7 de dezembro de 2011
por Genilson Coutinho

O Festival de Cinema Luso-Brasileiro, que vai apresentar durante uma semana 36 filmes em competição, começou na última segunda-feira na cidade de Santa Maria da Feira (em Portugal) com o longa A MÚSICA SEGUNDO ANTÔNIO CARLOS JOBIM, de Nelson Pereira dos Santos.

O evento está na 15ª edição. De acordo com a organização do Festival, a escolha do filme de Nelson Pereira dos Santos para a sessão de abertura do Festival deve-se ao fato de que a obra é “um filme magistral”.

O extraordinário universo da música de Antonio Carlos Jobim não cabe em palavras. Foi com essa idéia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna, de alcance internacional. Em A MÚSICA SEGUNDO ANTÔNIO CARLOS JOBIM, os diretores escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira. Não há uma palavra sequer no filme. E nem é preciso. Uma sucessão de imagens de grandes intérpretes brasileiros e internacionais em performances inesquecíveis, e do próprio Tom Jobim, em diferentes momentos, alinhava a trajetória musical do “maestro soberano”. Está tudo lá: a força e a beleza da sua música, as diferentes fases do artista, o alcance e a poesia das suas canções, sua personalidade musical, a importância da sua obra. Tudo conduzido de forma vigorosa e poética, sem necessidade de maiores explicações. Apenas o prazer e a emoção de ouvir Tom Jobim.

A estreia nacional está prevista para 20 de janeiro de 2012.