Comportamento

Social

Projeto inédito divulga Brasil como destino turístico LGBT na Espanha

Genilson Coutinho,
17/12/2014 | 11h12

Parada-LGBTS-Brasília-Agência Brasil

Segue até o dia  28 de dezembro, a ONG Palco, com o apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), apresenta aos espanhóis o projeto “¡Trae Tus Colores!”. O objetivo da ação é mostrar ao mercado LGBT espanhol os atrativos de três destinos brasileiros: Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, promovendo um dos segmentos mais importantes do turismo.

Brasília, a capital brasileira, levará sua arquitetura, o turismo cívico e a parada do Orgulho LGBTS, o maior ato de direitos humanos da região. Já Belo Horizonte será mostrada como cidade moderna, com várias opções para visitas, tais como o Circuito Cultural Praça da Liberdade (com 12 espaços artísticos) e terceira cidade brasileira com mais estabelecimentos voltados ao segmento LGBT.

Rio de Janeiro, vencedor de muitas pesquisas no segmento, aparece como destino mais desejado. Será evidenciado pelas belezas naturais, diversidade cultural e pelo segundo maior roteiro gay do país.

A iniciativa é um passo importante do Brasil para fortalecer-se dentro do turismo LGBT e elevar sua participação em um dos segmentos de mercado de viagens mais importantes.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o público LGBT representa 10% dos viajantes e movimenta 15% do faturamento do setor. Além disso, enquanto o mercado mundial de turismo cresce 3,8% ao ano, o segmento avança a 10,3%.

Segundo estudo realizado pela Demanda Turística Internacional e pelo Ministério de Turismo e Fundação de Pesquisas Econômicas em referência ao ano 2012; 25,6% dos espanhóis viajam ao Brasil por motivos de lazer permanecendo 17,9 dias por estadia e tendo um gasto médio diário de US$ 75,28.

 

        Mercado espanhol

 

A Espanha é o nono mercado emissor de turistas para o Brasil. Em 2013, 169.751 turistas visitaram o país, o que sem dúvida reflete bons dados. Entre os europeus, a Espanha é o quinto mercado emissor de turistas ao Brasil, atrás de Itália, Alemanha, França e Portugal. O Brasil recebeu seis milhões de turistas neste ano, um recorde histórico segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Em 2005, ano em que o país tinha recebido o maior número de visitantes estrangeiros antes de 2013, cerca de cinco milhões de pessoas desembarcaram nos aeroportos brasileiros.