8ª edição do Caruru dos Sete Poetas

Sem categoria
6 de setembro de 2011
por Genilson Coutinho

Reunindo literatura, religião e manifestações culturais, o Caruru dos Sete Poetas – Recital com gostinho de Dendê – é um evento que promove o encontro de poesia, performances artísticas e da boa e tradicional comida baiana. Com oito anos de existência, o recital acontece no Largo d’Ajuda, na charmosa cidade de Cachoeira, dia 24 de setembro, a partir das 19h.

O nome do evento faz analogia à tradição religiosa do caruru dos sete meninos, em reverência aos Ibejis, na cultura afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião. São sete poetas convidados a recitar seus poemas e celebrar as tradições culturais da Bahia. Esse ano, o público conta com as presenças de Marcos Peralta (Salvador – BA), Gustavo Tatis (Cartagena – Colômbia), José Geraldo Neres (SP), Karina Rabinovitz (Salvador – BA), Manuela Barreto (Salvador – BA), Nívea Maria (Salvador – BA) e Pedro Blás Julio Romero (Cartagena – Colômbia).

Com o propósito de incentivar uma aproximação e integração da literatura a partir das raízes culturais baianas, o Caruru dos Sete Poetas compõe um cenário marcado pela diversidade de linguagens, tendências, correntes literárias e de público. A abertura do evento acontece com a intervenção da Cia Pé na Terra dos Palhaços, recitando poesias de poetas famosos como: Manoel de Barros, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Pessoa, com espontaneidade e improviso voltados ao público infantil.

Formado por um conjunto de atividades artísticas, o evento conta ainda com as apresentações: “Dança Recôncavo” do Centro de Educação e Cultura Vale do Iguape; e da instalação interativa “Lambe Lambe Poético” de Karina Rabinovitz e Silvana Rezende, onde pessoas entrarão no tradicional equipamento de lambe-lambe e vivenciarão situações poéticas. Além da presença do Samba de Roda de Dona Dalva e de intervenções espontâneas do público.

SERVIÇO:

O que: Recital Caruru dos Sete Poetas

Quando: 24 de setembro

Onde: Largo d’Ajuda – Cachoeira

Hora: 19:00

Valor – Gratuito

Realização – Casa de Barro Ações Culturais