Serviços

77% da população consome alimentos congelados

Genilson Coutinho,
21/08/2017 | 10h08

Será que o baiano está preocupado com o que come no dia a dia? Para conhecer melhor o comportamento deste público diante das prateleiras do supermercado na Grande Salvador, a Associação Baiana do Mercado Publicitário e a Kantar IBOPE Media divulga uma pesquisa reveladora. Pouco surpreende quanto à predileção, nos últimos 12 meses, de mais de 90% pela dupla arroz e feijão, assim como por manteiga/margarina, leite e óleos. Por outro lado, dispara um alerta para os 77,7% da população que consome congelados.

Café, seja em pó ou grão, está na lista de compras de 87,5% dos entrevistados e foi o mais consumido (73,4%) nos últimos sete dias entre as bebidas não alcóolicas, seguido de refrigerante (69,4%). Já cerveja e vinho lideram na categoria alcóolica com 39,8% e 19,7%, respectivamente. Na hora de escolher o que vai levar, 67% busca se informar sobre os produtos novos antes de efetuar a compra, 42,5% consulta o valor nutricional e 36,7% considera as calorias dos alimentos que come.

Quando se trata do consumo de lanche nos últimos sete dias, chocolates, bombons e biscoitos salgados lideram entre 65,9% das pessoas consultadas. Em seguida, vem o biscoito doce e o iogurte, com 64,5% e 54%, respectivamente. No senso comum, as pessoas que consomem estes produtos apresentam afinidade com as frases “eu confio na televisão pra me manter informado” e “eu confio no rádio para me manter informado”.

Publicidade – Talvez por isto os setores de Alimentos e de Bebidas estejam entre os maiores investidores em mídia. Em Salvador, no ano passado, injetaram juntos R$325 milhões de verba no mercado publicitário, sendo 96% destinado aos anúncios em TV, depois para rádio, jornal, cinema e mídia digital out of home (exterior).

Através do método de estudo Target Group Index, a ABMP e a Kantar podem cruzar dados de consumo de produtos, serviços e mídia a estilos de vida e características sociodemográficas. Desta forma é possível saber com quais programas de TV quem bebe refrigerante tem mais afinidade, por exemplo.

O detalhamento destes e outros dados levantados pela  Kantar Ibope Media está disponível em anexo e no site oficial da ABMP: www.abmp.com.br.