Música

No Circuito

5º Festival Radioca terá cinco dias e inicia venda “às cegas”

Genilson Coutinho,
20/08/2019 | 16h08

Nos cinco anos do Festival Radioca, cinco dias de programação: a edição 2019 será de 6 a 10 de novembro, ocupando diferentes espaços da cidade de Salvador. De quarta a sexta, os espetáculos terão formatos inovadores na história do evento – no primeiro dia, três shows em teatro; no segundo, dois shows em mais uma ambiência intimista; e no terceiro, um bate-papo musicado, com artistas tocando e falando de suas obras. Depois, no sábado e domingo, haverá a tradicional maratona com 10 atrações num final de semana de imersão, em novo local a ser divulgado muito em breve. Para o lançamento desta nova configuração, uma cota limitada de passaportes já está à venda, com preço para quem confia na escala antes mesmo de conhecê-la. Quem apostar desde já vai pagar o valor de R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia) para garantir entrada em todas as datas. Os ingressos estão disponíveis pelo Sympla, plataforma oficial de vendas, emwww.sympla.com.br/radioca2019.

 Realizado anualmente desde 2015, e já figurado entre os principais eventos musicais do país, o Radioca mapeia a música brasileira e apresenta artistas relevantes, entre consagrados em reinvenção na carreira e apostas certeiras, assumindo o lema de “A música que você ainda vai ouvir”. Com produção da Tropicasa Produções, o 5º Festival Radioca é patrocinado e apresentado por Cerveja Devassa. Tem patrocínio de Natura Musical e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Conta com apoio do Sympla e o Spotify é o Player Oficial.

 “Acreditamos que existe um fio condutor que rege as transformações que estamos vendo na música brasileira, e isso está ligado à criatividade transformadora do brasileiro, que nós enxergamos como nossa identidade tropical”, afirma Gabriel D’Angelo Braz, gerente de Marketing da marca Devassa do Grupo HEINEKEN no Brasil. “Desenvolvemos uma rede de parceiros com os principais produtores culturais de todo o Brasil e juntos colocamos uma plataforma que enaltece o movimento da nova música brasileira”, completa Gabriel.

 Pelo quarto ano, Natura Musical aposta no Radioca. “O Natura Musical busca alavancar o desenvolvimento da cena independente da música brasileira. Por isso, entendemos que apoiar festivais regionais é decisivo para essa finalidade. Os festivais estimulam todo o ecossistema da música, graças ao seu potencial de formar público e criar novas pontes entre artistas e audiência”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

 HISTÓRICO – Na edição de estreia, em 2015, a programação reuniu Cidadão Instigado, Apanhador Só, Siba, Anelis Assumpção, OQuadro, Mulheres Q Dizem Sim, IFÁ e Pirombeira. Na 2ª edição, em 2016, foram Jards Macalé, Karina Buhr, Dona Onete, Aláfia, Carne Doce, Giovani Cidreira, Josyara e Retrofoguetes. Em 2017, a 3ª edição aumentou o número de atrações e teve Curumin, Quartabê, Far From Alaska, Metá Metá, Rincon Sapiência, Raymundo Sodré, Pio Lobato, Livia Nery, Mopho e Jadsa Castro. Na 4ª edição, em 2018, o Festival passou de dois para três dias e teve ingressos esgotados em todas as datas, com shows de Letrux, Academia da Berlinda, Luedji Luna, Maglore, Don L, Larissa Luz, Wado, The Baggios, Maria Beraldo, Duo B.A.V.I. e Sonora Amaralina.

 Sobre Devassa – Tropical Transforma

Devassa lança uma plataforma musical com o objetivo de dar voz, e palco, ao que chama de nova música tropical brasileira, além de ser um canal aberto de conteúdo e reflexões sobre todas essas transformações culturais. Em fevereiro, a Devassa apresentou seu novo posicionamento, “Tropical Transforma”, que enaltece a criatividade transformadora brasileira como representação do que quer dizer “tropical”, deixando para trás clichês que automaticamente remetem à palavra: praia, sol, coqueiros. Com isso, busca mostrar que a música é uma das principais manifestações por onde esses signos culturais brasileiros vêm se ressignificando. Devassa é hoje patrocinadora dos principais festivais de música brasileira do país, entre eles Radioca, Bananada, Sarará, Do Sol, Serasgum e GTR.

 Sobre Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2018, o edital do programa selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos, e estabeleceu parcerias com 10 festivais independentes de Norte a Sul do país. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 100 shows para adultos e crianças ao longo de 2018.