5ª Mostra Possíveis Sexualidades

Sem categoria
15 de outubro de 2012
por Genilson Coutinho


Para chegar à 5ª Possíveis Sexualidades, fomos guiados, ao mesmo tempo, pela satisfação angariada com as edições anteriores e por muito esforço para que o evento efetivamente acontecesse sem perder o seu brilho ou relevância. Para isso – além do patrocínio da Caixa Eonômica Federal e dos apoios institucionais do Instituto Cervantes e circuito SaladeArte –, começamos a solicitar uma intervenção mais direta de nosso público, cuja fidelidade é demonstrada sempre que somos interpelados com elogios à nossa iniciativa ou apenas para perguntar (às vezes, ansiosamente) pelas datas da Mostra seguinte. Nesse sentido, foi feito, por exemplo, o experimento de solicitação de investimento direto através do site Pra Rolar.
Nesse momento, nossa proposta é a de aprofundar a relação com nossas espectadoras e espectadores, buscando uma iniciativa ainda mais relevante: trazer para a Mostra o próprio espírito criativo do nosso fiel público através da campanha Vamos Precisar de Todo Mundo. Trata-se de um concurso cultural entre vídeos de curta-metragem realizados por indivíduos assumidamente gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transexuais. Tais produtos seriam convites audiovisuais (com liberdade estética e de linguagem) direcionados a amigos, parentes, colegas e conhecidos heterossexuais, que são estimulados a assistir mais a filmes com temáticas LGBTT e a se engajar na busca por um mundo mais igualitário. O objetivo final não é apenas o de estimular a participação de heterossexuais nas sessões e eventos da Mostra, mas também na luta pela extensão de direitos humanos para todas e todos. Hora de fazer valer o apoio dos simpatizantes!
A campanha Vamos Precisar de Todo Mundo investe tanto no importante conceito de orgulho e assunção da sexualidade, quanto busca criar laços mais estreitos com os aliados héteros. Os vídeos participantes devem ser enviados para o canal da Possíveis Sexualidades no Youtube. Os cinco melhores vídeos postados serão exibidos em um dos programas de curtas da 6ª Mostra Possíveis Sexualidades. Os critérios de seleção dos melhores propostos não poderiam ser mais diretos e democráticos, ou seja, o número de vistas e de marcações positivas dos vídeos no próprio site. Simples assim, pequenos gestos audiovisuais por um mundo mais justo.

Rodrigo Ribeiro Barreto
Comunicólogo, professor universitário e curador da Mostra Possíveis Sexualidades
Foto: Yuji Sowaga

Acompanhe também o Dois Terços pelo Twitter
Curta a página do Dois Terços no Facebook