4ª edição do projeto Samba Vivo no Shopping Piedade homenageia as mulheres negras

Música, No Circuito
6 de fevereiro de 2017
por Genilson Coutinho

A cantora Juliana Ribeiro é uam das convidadas do evento

O Shopping Piedade oferece ao público uma programação repleta de dança, muita música e cultura de matriz africana e samba. A 4ª edição do projeto Samba Vivo, que acontece de 11 a 24 de fevereiro, no piso L2, celebra as mulheres negras que fazem a diferença quando o assunto é música, arte, moda, comunicação, entretenimento e educação cultural.O tema “Mulher Negra” para o Projeto Samba Vivo 2017 faz referência também a todo o encanto, charme e ancestralidade de Oxum.

Na programação, pocket shows e bate-papo com representantes de entidades e mulheres negras baianas. E para acelerar o clima do Carnaval nos dias 11 e 18/02 acontecerão a final do concurso do Rei Momo, Rainha e Princesas Mirins do Bloco Ibéji (11/02) e a Lavagem do Shopping Piedade com Denny Palma e banda, seguida do Bailinho Infantil com a participação da banda Levaê (18/02). Toda esta programação aberta ao público.

Para as mulheres que quiserem aproveitar a folia ainda mais lindas, serão oferecidas, de 20 a 24/02, oficinas de turbantes, maquiagens e penteados afro. A participação será gratuita com distribuição de senhas.

“O Shopping Piedade tem no seu DNA esta ligação direta com a cultura de matriz africana e samba. Não só no período de Carnaval, mas em todas as ações realizadas ao longo do ano, temos como propósito esta conexão com as nossas raízes e expressões culturais. Este ano, como novidade trouxemos junto com o Bloco Ibéji e o Projeto Samba Vivo, o concurso mirim da Rainha e Princesas do nosso Carnaval, mostrando que a alegria é para todos”, afirma Juliana Brandão, coordenadora de marketing do Shopping Piedade.

 Sobre o Projeto Samba Vivo

O Projeto Samba Vivo foi criado em 2013 e idealizado por Cristiane Santana, produtora cultural e de eventos com o propósito de evidenciar a força e beleza das agremiações da matriz africana tão presentes na cultura baiana.

“Em Salvador havia uma lacuna na promoção e negócios das entidades de matriz africana, o que possibilitou a criação do Projeto Samba Vivo como oportunidade de viabilizar acessibilidade à cultura afro-brasileira, aos serviços de qualidade e de bons negócios para as entidades”, comenta Cristiane Santana.

Serviço: Estão à venda fantasias dos blocos de matriz africana, parceiros do projeto Samba Vivo, para o carnaval 2017, até o dia 24 de fevereiro. O balcão de vendas se encontra no piso L2 do Shopping.

Confira programação de 11 a 18 de fevereiro:

Dia

Horário

Apresentação

11/02

16h

Concurso da Corte Momesca Mirim do Bloco Infantil  Ibéji

13/02

15h30

Bate-Papo – Mulheres Negras em Pauta com Patrícia Bernardes – jornalista, Márcia Oliveira – Instrumentista, Juliana Ribeiro – Cantora e Compositora e Vera Monteiro – Dançarina

Pocket-show com Juliana Ribeiro, Grupo Vivavós, Serginho Gibi e Grupo Samba de Arerê

14/02

15h30

Bate-Papo – Compositores e Poetas no samba

Pocket – show com Roda de samba com compositores ganhadores do Festival de Samba do Bloco Alerta Geral / Grupo Bambeia

15/02

15h30

Bate-Papo – A Diversidade  Afro Cultural

Pocket – show com o Grupo Cortejo Afro

16/02

15h30

Bate-Papo- Uma identidade nova no Afoxé

Pocket – show com o Grupo Afoxé Filhos do Congo

17/02

15h30

 

Bate-Papo – O samba na cultura afro-brasileira

Pocket – show com a roda de samba do Bloco Alvorada

18/02

10h30

Primeira Lavagem do Shopping Piedade com apresentação de Denny Palma e Banda

18/02

16h

Folia carnavalesca para crianças e adultos com atração musical da banda Levaê e Bloco Ibéji